![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieihmickUSldrQu_Lmz8z1aZBUmYeB7XFF4Omdh_PT3jHaD1DEfT1unAHWHgS9Ky6v66qknwe2UxmcUUF2nLYI9kxsjD3gHhCEylP5kX3WadO6a-7Z2bkMv-3Rv0ezo3-UyXg1UdFOr-jk/s400/Monaco+50.jpg)
Na corrida monegasca estavam inscritos 21 carros. A Alfa Romeo inscrevia três carros para o argentino Juan Manuel Fangio, o italiano Nino Farina, vencedor da corrida britânica e o seu compatriota Luigi Fagioli. Só que ao contrário do que acontecia em Silverstone, agora tinha a oposição da Ferrari, que tinha os italianos Alberto Ascari, filho de Antonio Ascari, lenda da Alfa Romeo nos anos 20, Luigi Villoresi e o francês Raymond Sommer. A equipa de Maranello tinha um quarto carro para o britânico Peter Whitehead, uma inscrição privada.
Outras equipas, como a Gordini, Maserati e Talbot-Lago, iriam participar na corrida. Na Talbot, oficialmente só tinha um carro, para Yves-Gerard Cabantous, mais dois carros da Equipe Rosier, que iriam ser guiados pelos franceses Louis Rosier e Charles Pozzi. Havia ainda mais um Talbot da Ecurie Belge, para Johnny Claes, e duas inscrições privadas, feitas pelos franceses Philippe Étancelin e Pierre Levegh, pseudónimo de Pierre Eugéne Alfred Bouillin. Ele escolhera esse apelido para honrar a memória de um tio seu, pioneiro do automobilismo francês morto em 1904.
A Gordini inscrevia oficialmente dois carros, para os franceses Robert Manzon e Maurice Trintignant, enquanto que a Maserati inscrevia sete carros. Dois deles eram oficiais, para o italiano Franco Rol e o herói local, Louis Chiron. Apesar de ter já 49 anos e dos seus dias de glória terem há muito passado, Chiron continuava a ser uma figura respeitada e um natural favorito aos lugares da frente.
Outros dois Maserati estavam inscritos pela Scuderia Achille Varzi, para os argentinos Froilan Gonzalez e Alfredo Pián, e outros dois tinham sido inscritos pela Scuderia Enrico Platé, para o talilandês Bira e o suiço Toulo de Grafenried. Mais um carro estava inscrito pela Scuderia Milano, com o italiano Clemente Biondetti ao volante. Para finalizar, dois ERA britânicos se apresentavam na corrida, inscritos por Cuth Harrison e Bob Gerard e havia um Cooper-JAP inscrito pela Hoeschell Racing Corporation e teria como piloto o americano Harry Schell. Esse carro tinha uma particularidade: o motor estava atrás do piloto, e isto fez com que fosse o primeiro carro desse tipo a participar numa corrida de Formula 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHmAxdJNvMnELMSkK-BEx9YZwoTEELjK6wWpDGQhVYrFS7pVQe7lVr5D4ZNz6N2ODdt6hcC273RKmjX_lgNAYUb_EBUgamdU-EYMSIW2BwHjweiXsb1hiRsWpj0sORYcrZMoNpiqvbkngC/s400/Monaco+50+7.jpg)
E a pole-position tinha ficado nas mãos de Juan Manuel Fangio, que com o seu Alfa Romeo, conseguiu superiorizar-se a Nino Farina e ao Maserati de Froilan Gonzalez. Philippe Étaincelin era o quarto, no seu Talbot, seguido pelo Alfa Romeo de Fagioli. Villoresi era o sexto, sendo o melhor dos Ferrari, superando Alberto Ascari. o monegasco Chiron era o oitavo a partir, Sommer era o nono no seu Ferrari e a fechar o "top ten" ficava o Talbot-Lago de Louis Rosier.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL1qJwxq5ND3LT1WHUtEY7DemVl9HnP3C-guIOvTyvvQa4qqPqyxOFPO8izCFb5TQqpA1MQY4FDJRNnSMT1DMLRKfT4EncCD6VcFEgLcqQJJGmVmTVBUX9xtyEkeI9vT9K_jvXc3P4vlqk/s400/Monaco+50+2.jpg)
Mais atrás, mais cinco pilotos envolvem-se na carambola: Trintignant, Grafenried, Schell, Franco Rol e Cuth Harrison. Nenhum deles volta à corrida, excepto Gonzalez, que leva o carro às boxes, mas os estragos são tais que abandona logo a seguir.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3d23hGAMpHwcB8xzote-bMDCw7aKw3p5t95gWbuPcl0J-ghnbhe0wMjKJ7Pmeg1lO53sKmKoih8q-I3ardjvi7baItCpIa2rxdwwpbepq7gEv8ojS5FUXwbe9VPiGtbV6AD6c9LqhX_xg/s400/Monaco+50+3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCLkNY7mfxX_KtT8XDyxHUCsWV9NW_8Aa59-OxPLGxNDFXg7D0CAh74L8DvNg4dw8ggbf4AHZ3NDOsOzUuslgKPnTVzTG-IPBFlv8mZHu1NbuGvlRZ-Xm8TkGT2EnjMJJ7mxhpzISjBTWV/s400/Monaco+50+6.jpg)
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1950_Monaco_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr002.html
Sem comentários:
Enviar um comentário