Markus Höttinger poderia ser um daqueles casos de
"e se?". Como muitos outros, Hottinger tinha como objectivo alcançar a Formula 1, mas um estranho acidente em Hockenheim destruiu esses sonhos, bem como a sua própria vida. No dia em que faria 54 anos de idade, e na altura em que se comemora os trinta anos da sua morte, falo hoje sobre este piloto austriaco, um provavel sucessor de
Niki Lauda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKeSO3mNBwAl_cVar0e-g1j1i9ZHsliYY41-TKfgJBMwgot5KGL_vwZcq19EfmsRnymIKkUqUgW3fyxq8kxerPm89w7-6R9FppXP99WI8xLZx-VVdMVyRr7bH_j1R3enNfk5tPBvvdk-3q/s400/Hottinger+77.jpg)
Nascido a 28 de Maio de 1956 em Neunkirschen, na Austria, Hottinger era filho de um juiz e de uma professora, tinha um talento natural para tudo. Era bom nos estudos e um ávido esquiador, cedo ficou apaixonado pela velocidade. Em 1977, aos 21 anos, estava a correr na Renault 5 Cup na Austria, e acabou por vencer o campeonato. Por essa altura, o seu talento tinha sido descoberto pelo Dr.
Helmut Marko, ex-piloto de Formula 1 cuja carreira tinha sido encurtada devido a um acidente no GP de França de 1972, quando uma pedra atingiu o seu capacete, ficando cego de um olho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHoFQ77G43wFGB2JlNH2Ql2f5nV_1Cw9eH_FwOhqRi670Bw0_yclEsY-Fgiyrsnr-nxQYRE8lD7hKT8a-FB3akqO9HUgxFmdhgUAoDCa-gLZO1M2Wv2j0Xa3blBmPq3uzZof4aTUQsvJch/s400/Hottinger+78.jpg)
No final de 1977, Höttinger foi contratado pela BMW e correu nas Nove Horas de Kyalami, vencendo na sua classe. A partir de 1978 foi correndo dos Turismos, até alinhar numa nova série, que iria aparecer nos fins de semana da Formula 1: a Procar Series. Com bólidos BMW M1, os pilotos de Formula 1 alinhariam com mais alguns jovens pilotos, como o próprio Höttinger. Após algumas sólidas performances, ele iria correr em algumas provas de Formula 2 na temporada de 1979, a bordo de um chassis March.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioYYke-xlLZ5tLxK_wxPRuh8-1SsWg5_1u20on_yXBFPFc-lhO21x-tYNUJ9HgBJ8oqDSrjFnWMbNVcmTz6Tr_fYy2BL4pvzQhUy4IgVjGO00S2qq83UBu7_-qoXD5AsS3QjdrT77LQyme/s400/Hottinger+80.jpg)
No final de 1979, a BMW decidiu apostar em Höttinger para a temporada seguinte de Formula 2, a bordo de um chassis Maurer oficial. A sua primeira prova, em Thruxton, acabou muito cedo, à primeira volta, quando o seu motor BMW explodiu. Höttinger e o resto da equipa tinham esperanças que na prova seguinte, no circuito alemão de Hockenheim, as coisas fossem um pouco melhores.
A prova foi tremendamente acidentada, mas os eventos que rondaram o acidente mortal de Höttinger começaram na terceira volta, quando os carros do italiano
Andrea de Cesaris e do alemão
Manfred Winkelhock, dois futuros pilotos de Formula 1, tocaram-se na primeira curva da pista, causando um rastro de óleo e outros destroços. Na volta seguinte, outros dois pilotos que correrão na Formula 1, o jovem neozelandês
Mike Thackwell e o britânico
Derek Warwick, tocaram-se no mesmo sitio e uma das rodas, o de Warwick se soltou na pista. Este caiu na trajectória de Höttinger, sendo atingido em cheio, num acidente similar ao que aconteceu a Henry Surtees, 29 anos mais tarde. Perdendo o controlo da viatura, Höttinger ainda bateu no carro do irlandês
Bernard Devaney, mas este saiu ileso.
Höttinger foi retirado do carro com um grave traumatismo craniano e levado de helicóptero para o hospital de Mannheim, mas foi pronunciado morto à chegada. Tinha 23 anos. A corrida foi interrompida na volta 27, com os organizadores a declarar o italiano
Teo Fabi como vencedor, com o brasileiro
Chico Serra a terminar no quarto lugar.
Este foi um golpe forte nas esperanças austriacas em ter um dos seus pilotos na categoria máxima do automobilismo. Tanto que o programa desportivo da ORF "Sport on Montag" iria dar no dia seguinte a noticia de que Höttinger iria estrear-se na Formula 1 em Zeltweg, em Agosto daquele ano. Curiosamente, esse foi o lugar onde estreou outro dos participantes da Formula 2 daquela temporada, o britânico
Nigel Mansell.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQZaRp-3B00OcQ-m09RGmdTKriLLxIT4Tao7SHhs8hD_n-y2mRAuyBcefXInyFNKnqSWg58EkqXZFPz-HuAHd4wE_5mbA1Jny7R7gL5_JjgvTGoG8YxnHRwQ9JmO8nL8029N3Eekla98ZE/s400/Burger+80.jpg)
Um dos seus amigos mais chegados era o alemão
Hans-Georg Bürger. Tal como Höttinger, era considerado um piloto promissor, com hipóteses de chegar à Formula 1, pois era devidamente apoiado pela BMW. Num golpe do destino, ele iria sofrer um acidente fatal algum tempo depois, a 22 de Julho daquele ano, no circuito holandês de Zandvoort. Nesse dia tinha sofrido um acidente menor e tinha voltado às boxes, onde os mecânicos mudaram o nariz e reparado um braço da suspensão. Após algumas voltas a uma velocidade moderada, Bürger fez uma nos limites e perdeu o controle do seu carro na temida curva Scheivlak, a mais de 200 km/hora. O impacto fez partir o capacete em dois, pois tinha batido a cabeça num poste. Socorrido de imediato, morreu no hospital dois dias mais tarde. Tinha 26 anos.
Fontes:
http://autoracing.suite101.com/article.cfm/markus_hoettinger http://en.wikipedia.org/wiki/Markus_H%C3%B6ttinger http://en.wikipedia.org/wiki/Hans-Georg_B%C3%BCrger http://pandinigp.blogspot.com/2008/02/frmula-2-markus-httinger-e-o-maurer.html http://www.motorsportmemorial.org/focus.php?db=ct&n=682
Sem comentários:
Enviar um comentário