![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFJwU4Il6muYkTA8GPhIZ9jwyFiw29py-rJzCKyK9oeYyrakcCyTyt_wVZ89vUsrvhQ8j1nqucANEvJ4rqgD7NDgJT3GPTFkb1ARGa9uoNSQYwtzBwkd5Ext21zYejP8cMt5S3FCZ2zig/s400/Canad%25C3%25A1+86.jpg)
Após algum tempo, a Arrows tinha chegado a acordo com o alemão Christian Danner, que estava a correr pela Osella. Contudo, a equipa italiana queria ser compensada pela libertação do seu piloto e um acordo não tinha sido alcançado a tempo da corrida canadiana. Danner ainda andou um dia com o carro da Arrows, mas depois fez o resto do final de semana com o Osella, enquanto que a outra equipa alinhava com um carro para Thierry Boutsen.
No final das duas sessões de qualificação, o melhor foi o Williams de Nigel Mansell, que conseguiu bater o Lotus de Ayrton Senna. Nelson Piquet ficou com o terceiro posto, seguido pelo McLaren-TAG Porsche de Alain Prost. O veterano René Arnoux era o quinto, na frente do segundo McLaren de Keke Rosberg, que conseguiu bater o Benetton-BMW de Gerhard Berger. Jacques Laffite, outro veterano, levava o seu segundo Ligier ao oitavo posto, e para fechar o "top ten" estavam os Brabham-BMW de Riccardo Patrese e de Derek Warwick.
Antes da corrida, o pelotão da Formula 1 já tinha sofrido uma baixa: o francês Patrick Tambay sofrera um acidente no "warm up" com o seu Lola-Ford e ferira-se no pé, ficando impedido de correr e não poder alinhar também na corrida americana, que iria acontecer dali a uma semana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFlajZAmleQZUCrVhMCm4CPBkaQvfcU-7sF72ZQSZxuseOY0Egw0h-lDduLEZ7LqKuklNu8Dfpd6M7pZer26xYw2HD3lnckfUr-CH1oQteMfgirsv7jRr333zrtPnRn075QQ6UH-C0DM4/s400/Canad%25C3%25A1+86+4.jpg)
Com isso, foram os McLaren que partiram na perseguição de Mansell, com Rosberg a passar o seu companheiro de equipa na volta 11 e ir atrás do britânico. Quatro voltas depois, conseguiu passar o piloto da Williams e a ficar com a liderança. Mas pouco depois, quando viu que o consumo de combustivel começava a ser muito, o veterano finlandês abrandou o ritmo viu Mansell aproximar-se.
Na volta 22, ambos estavam próximos um do outro quando se aproximaram de Alan Jones, que iria ser dobrado por eles no seu Lola-Haas. Quando Rosberg hesitou na manobra, o britânico aproveitou a ocasião para o ultrapassar e alcançar a liderança. Depois afastou-se, rumo a uma vitória sem mais contestação.
Algum tempo depois, Rosberg era pressionado por Prost e este o passou a meio da corrida. Pouco depois, o francês tinha problemas com uma das porcas e teve de ir às boxes substitui-la, caindo para o quinto posto, atrás de Piquet. A partir dali, Prost acelerou o ritmo e passou Senna, Piquet e o seu companheiro de equipa - que tinha de poupar combustivel - para chegar ao segundo posto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwSsuWbvruJ1Xd2L7AFDM4OdI_2dHqkrPxUPWrxzKzOGnPYbFS8tkFBVW_oovIZ_dzUHYg_wqPAcM__iorHIvkUcKFhpzXxZY1wSTOmd7_K1WvZGjPDM3TGnyp1B8kztH53swlvGTtXMw/s400/Canad%25C3%25A1+86+5.jpg)
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr426.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1986_Canadian_Grand_Prix
Sem comentários:
Enviar um comentário