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Quando o campeonato do Mundo de 1973 chegou a Silverstone, a 14 de Julho daquele ano, assisita-se a um duelo fratricida entre o brasileiro Emerson Fittipaldi e o escocês Jackie Stewart. O brasileiro tinha ganho três das quatro primeiras corridas do campeonato, mas estava a perder a diferença para um Stewart em alta. Ainda por cima, o brasileiro não tinha pontuado nas últimas duas corridas (Suécia e França).
Nos treinos, a pole-position ficou nas mãos do Lotus... de Ronnie Peterson! Recém-vencedor do seu primeiro GP da carreira, em França, o sueco já ganhava a alcunha de "voador" e já incomodava Fittipaldi, que pensava que isso iria prejudicar a disputa pelo título. Ao seu lado na grelha ficava o veterano Denny Hulme, num McLaren-Ford. Aliás, nas seis prmeiras posições, três eram ocupadas por McLarens: Hulme em segundo, Peter Revson em terceiro, e um tal de... Jody Scheckter em sexto.
Se a McLaren estava bem, na Ferrari era tudo ao contrário: vivendo uma das piores épocas de sempre, Enzo Ferrari via Jacky Icxx no 19º posto e Andrea de Adamich no 20º. Conta-se que Enzo Ferrari, vendo a prestação dos seus carros, queria pura e simplesmente tirar os carros da grelha, mas foi impedido de fazer por um tal de... Luca de Montzemolo, um recém-chegado de 26 anos. Esse gesto era o inicio de uma gestão em que, dois anos mais tarde, transformaria a Scuderia numa máquina vencedora. E os dois pilotos que iriam fazer estavam na 9ª e 10ª posições, Niki Lauda e Clay Regazzoni... estavam a correr pela BRM!
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Os envolvidos: Scheckter, Hulme, Mike Hailwood (Surtees), Andrea de Adamich (Ferrari), George Follmer (Shadow), Jean-Pierre Beltoise (BRM), Roger Williamson (March), Jochen Mass (March), José Carlos Pace (Surtees), Graham Hill (Shadow), Graham McRae (Iso-Marlboro) e David Purley (March).
O italiano ficou com um tornozelo partido, e não mais regressou à Formula 1. Todos culparam o sul-africano pelo incidente (tinha feito algo semelhante no GP anterior, em França), e Scheckter só voltou a correr no final do ano. Dos 12 envolvidos (mais Niki Lauda), três carros foram reparados (Lauda, Hill e Hulme) e o resto não pode correr. Isso foi frustrante para dois estreantes da casa: Roger Williamson e David Purley, que 15 dias depois, na Holanda, iam ser protagonistas pela negativa...
A corrida foi retomada com Peterson na frente, Stewart logo atrás, Hulme, Revson, James Hunt e... Niki Lauda! O austriaco a meio da prova era segundo, perseguindo furiosamente o sueco, mas uma má passagem de caixa obriga-o a fazer um pião, e volta para acabar a quatro voltas do vencedor. Mas tinha dado espectáculo...
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2 comentários:
Mais um belo post. Confesso que não conhecia a história. Era demasiado novo.
Vai carregando nos videos. São raros e a imagem é excelente! Bendita ESPN Classic!
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