![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYte91DKMq9jT_VXF3li0tre2gZt-q-O9iQj4SUBr8VAKGH5xel4MNtR8SRrz2fM1Z6kHDzPXiwwlKL6TBWEahTgaGWCrKH-_uZgBJXwn4bkrkqNrFHJkYVNLXlITs-H7lUH4jvF6y9CA/s400/200px-James_Hunt.jpg)
James Simon Wallis Hunt nasceu a 29 de Agosto de 1947 (se tivesse vivo teria 59 anos). Era filho de um corretor da bolsa bem sucedido, logo teve educação nos melhores colégios ingleses. A sua intenção era de licenciar-se em Medicina, mas aos 18 anos, foi ver uma prova de carros e ficou apaixonado. Começou a correr com um Mini Cooper modificado, e depois passou para a Formula Ford e Formula Três. Foi aí que o seu estilo rápido e agressivo levou a alguns acidentes espectaculares, fazendo com que ganhasse uma alcunha para o resto da sua vida: “Hunt the Shunt” (Hunt, o acidentado).
Um episódio para acrescentar à sua lenda, contada na versão inglesa da Wikipédia: em 1970, numa prova em Crystal Palace, Dave Morgan colocou Hunt fora da pista. Este, furioso, foi ter com Morgan e esmurrou-o! Apesar das fortes críticas pela sua atitude, nada de especial foi feito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOK4jHG0eJtkPb0LCk8su054utAlMD0nh5aytNfoDLTEy4OPHQ3Iinv1jkwAzcEPt9yoEA28br1B4g_i2IpdrjH1inFSEOaQpgcOtqMQyYxAA3WGPUUGEuPDf5rifzlxflWL-nBrw4TAE/s400/Hunt+F3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRN4CXPWDnTOVmKLoSgKt6XJIV3vTDQe_Jrk7hqHBbW_UEtWANwLsERc8X5-Rma3xxlzfc5__qQfWDAcDsm8fvHllZzNlR89hlFyLRtdJWMqdGiuYY_gW8Y4P8NWg2Q5ka-UpRLp4h5Ak/s400/Hunt+74.bmp)
Mas os resultados de Hesketh e Hunt cedo deixaram os seus adversários pensar: ganhou o BRDC International Trophy, em Silverstone, uma prova extra-campeonato, que espantou os seus correligionários, e nas provas oficiais, conseguiu três pódios, obtendo no total 15 pontos e o oitavo lugar da classificação geral.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8uPB6HPS-6KvqJv6tjmP-NbuidrucL42wAcK5ZcRAVIKBoBqqhkSbwS-SBI2Oo0z0KZftA59xYEJvq4D5iptIMV41T5aWoMK3IPyy68MKNSJxzP6EoyS5bRJbMAY6xCjcn0wGH8UbJKM/s400/Hunt+75.bmp)
Contudo, a fama teve um preço: Hesketh estava a ficar sem dinheiro e tinha dificuldade em arranjar patrocínios. Hunt pensava que a sua vida iria ficar para trás quando a McLaren procurava um substituto para Emerson Fittipaldi, que tinha saído da equipa para ajudar na aventura brasileira da Copersucar-Fittipaldi.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcMcTUQgCRA-qouJFW59QwPliDcI_rSEIJxTpSszr2vQdhjBYN49_ll8JbRpoKNfnoQPxVPWWMQUJ8i7kGjPlPSd6gnLcyNDKkkdzGYbWdXAPp7XSaGPQwJTQe2H5pPT1z2JXGgO59KrU/s400/Hunt+76.bmp)
Mas a partir de Nurburgring, quando Niki Lauda tem o seu acidente quase fatal, que as suas (pequenas) esperanças de ganhar o título mundial se engrandecem. Nas seis provas seguintes, ganha quatro, enquanto que Lauda, depois do seu dramático regresso em Monza (onde foi quarto), o melhor que consegue é um terceiro lugar em Watkins Glen. Na última prova, no circuito japonês de Fuji, sob forte tempestade, Lauda encosta à "box" e abandona volutáriamente, enquanto que Hunt consegue navegar à chuva para ser terceiro, e ganhar o título mundial por um ponto (69 pontos - belo número... - contra 68 de Lauda).
Para além das seis vitórias, o inglês conseguiu mais duas presenças no pódio, oito "pole-positions" e duas voltas mais rápidas. tinha conquistado o direito de usar o numero 1 na temporada de 1977.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRdrmWp4lc6a4_tghwz0atJSVODnOyeVDwnX4yWl0IbBDatkpJ2MLB_ftWcqeE12azON607OpSiZq4at2i3VhQ1HTTjqbL7yziVyHY91M9lsWPrQciuqAQcduh1TrZB78vKf4MqTB6QY0/s400/Hunt+77.bmp)
As coisas em 1978 pioraram muito na McLaren, com o aparecimento do Lotus 79, com o efeito-solo no seu auge. o M26, que substituiu o M23, não estava preparado para tal coisa, apesar de ter sido renovado a meio da época, e a motivação de Hunt começou a decair. O melhor que conseguiu foi um terceiro lugar em França, o único pódio na época. No final da época, tinha conseguido somente oito pontos e o 13º lugar na classificação, com um pódio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS-zCp_L0e08kIPJqE9pg0EBU3sVSPkmkql0aEkuUdKLAUTxRpbBaP9UB8r1h8NymI8MzNpd18vfNG5tecbGMsmiTSKqiXU_AkF24lRVRFXuuipyH85cn0Mlnm7FE5scHcQRuFpP6v5gI/s400/Monza+78.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3VFxJ3Q6X1vzxHA48TKnjt4L_lBkBHfEQ65s-i_rjv_T-h-0-5tojbhpET9sxlGoK5ApJdlOWDHvedsGBxB54vMto-P8KO6QrHLL8OFtvjyfAJ_98bAepQpVG_9zG84KnE1cmIl39Gzs/s400/Hunt+79.bmp)
A sua carreira na Formula 1: 93 Grandes Prémios, em sete temporadas, Campeão do Mundo em 1976, dez vitórias, 14 pole-positions, oito voltas mais rápidas, 23 pódios, 187 pontos no total.
A sua vida na pós-Formula 1 foi turbulenta. Debateu-se ao longo da década de 80 com problemas de alcoól e depressão, muitos ods seus negócios falharam, o que fez com que ficasse à beira da bancarrota. Mas ao mesmo tempo, tornara-se comentador da BBC nos Grandes Prémios, ao lado de Murray Walker. Os seus comentários eram no mínimo... coloridos, e muitas das inimizades dos seus tempos de piloto ainda ecoavam. Por exemplo: só dizia mal de Riccardo Patrese, muito tempo depois do acidente de Peterson, ou uma vez afirmou que o estilo de condução de René Arnoux, então num fim de carreira inglório na Ligier, como "sendo uma m****". Em directo!
Mas no final da sua vida, o seu estilo já era muito mais calmo. Tinha largado o alcóol e deixara de fumar tido dois filhos e a vida estabilizada, e um dos seus "hobbys" era a criação de pássaros. Mas isso não foi suficiente. Morreu a 15 de Junho de 1993 na sua casa em Wimbledon, nos arredores de Londres, de ataque cardíaco. Tinha 45 anos.
E eis a vida de um dos mais polémicos e carismáticos pilotos do seu tempo. As suas excêntricidades foram lenda no seu tempo (costumava levar o seu cão a restaurantes caros em Londres) e foram copiadas nos tempos que se seguiram. Dois dos pilotos que nos tempos mais recentes foram comparados a Hunt foram Eddie Irvine e David Coulthard.
2 comentários:
tô sem palavras...
sou fã do James Hunt...
Não concordo que James Hunt iniciou o acidente que vitimou Ronnie Peterson. Patrese ao se deparar com a chicane logo apos a largada do GP de Monza de 78, para manter sua posição virou seu volante a esquerda e espremeu Hunt contra o Lotus de Peterson. No digo que Patrese causou sozinho o acidente, o desenho da pista e o modo de largada (Que foi modificada depois por causa desse acidente) contribuiram, mas dizer que James Hunt foi o causador nao esta certo.
Enviar um comentário