domingo, 12 de maio de 2024

Formula E: Felix da Costa ganha na segunda corrida de Berlim


António Félix da Costa triunfou na segunda corrida de Berlim na Formula E. O piloto da Porsche levou a melhor sobre Nick Cassidy, da Jaguar, e Oliwer Rowland, da Nissan. O piloto português da Porsche veio de décimo para ficar com a liderança, andar nas lutas com os Jaguar e os Nissan, aguantar os Safety Car e acelerar na parte final para conseguir a sua primeira vitória do ano... a valer.  

Depois de Nick Cassidy ter conseguido a vitória na primeira corrida, na segunda, os Jaguares decidiram reforçar esse favoritismo, com o segundo lugar na grelha para Cassidy, mas a pole ficou nas mãos de Jake Dennis. Felix da Costa largava de décimo.

Na partida, Cassidy largou melhor e ficou com a liderança, seguido dos Andrettis. Wehrlein era quarto, num pelotão bem compacto. Nas woltas seguintes, Félix da Costa começa a subir na classificação, até chegar à liderança pela volta seis, para ajudar Wehrlein na luta pelo comando da corrida. Duas voltas depois, o piloto português foi ao Attack Mode, entregando a liderança a Wehrlein, que aguentou o pelotão atrás dele. 

O piloto português acabou por recuperar o comando, mas na 11ª volta, o Safety Car entrou na pista por causa de Max Gunther, que bateu no muro e acabou por desistir. Pouco depois, a corrida recomeçou, com os Porsches na frente, mas Nick Cassidy atacou e ficou com o comando da corrida. Contudo, por causa do "lift and coast", para guardar energia, os Porsche cedo ficaram com o comando, e na 20ª volta os dois primeiros eram deles. 

Contudo, na volta 21, Vandoorne é tocado e quebra a asa dianteira. Ele vai às boxes e troca de bico, regressando no último lugar. 

Mas houve mais confusões na volta 25, quando o piloto português começou a afastar-se do pelotão. Sacha Fenestraz e Norman Nato batem no muro e causam a segunda intervenção do Safety Car. Pouco depois, a corrida recomeçou e os Porsche ficaram no comando, para pouco depois, o Jaguar de Cassidy ficar com o comando, depois de ter sido o último a passar pelo Attack Mode. A mesma coisa faz Mitch Evans, mas o piloto neozelandês, ao atacar a liderança, foi muito longe e deixou o flanco desprotegido, suficiente para o português passar para a frente.

Nas voltas finais, acrescentadas por causa da entrada do Safety Car, os Jaguar foram passados por Oliver Rowland, enquanto Felix da Costa se afastava do pelotão para ganhar. Mas na luta pelo segundo lugar, Cassidy passou Rowland, enquanto Evans exagerou numa trawagem e perdeu o quarto posto a favor de Wehrlein. 


Mas na frente, Felix da Costa ficava com a vitória, a primeira do ano, e de uma certa forma, a vingar-se da desclassificação de Misano. Uma vitória comemorada por todos, e claro, um triunfo da Porsche "em casa".        

Na classificação, Cassidy tem agora 140 pontos, contra os 124 de Pascal Wehrlein, e os 118 de Oliver Rowland. Felix da Costa subiu para oitavo, e tem agora 59 pontos. 

A Formula E irá agora para Xangai, onde correrá dentro de duas semanas, para mais uma ronda dupla da competição. 

Sem comentários: