domingo, 12 de maio de 2024

WRC 2024 - Rali de Portugal (Final)


Sebastien Ogier triunfou no rali de Portugal e torna-se, a partir de hoje, no piloto mais titulado neste rali, desempatando com Markku Alen na lista de vencedores. O piloto francês conseguiu bater Ott Tanak neste último dia, por 7,9 segundos, com Thierry Neuville a ser terceiro, a 1.09,8 segundos do vencedor.  

Desempatado com Markku Alén, ele é uma lenda. Não foi um grande fim de semana para a equipa, mas um bom rali para nós”, comentou Ogier.

Com quatro especiais neste domingo, o francês tinha de ir ao ataque, para tentar ganhar vantagem sobre Tanak, e logo na primeira passagem por Cabeceiras de Basto, o francês acaba por ganhar, 3,3 segundos sobre Neuville, 6,2 sobre Tanak e 8,4 sobre Formaux. Tanak respondeu em Fafe, ganhando, mas ficou a 4,5 de Ogier, que ficou em terceiro, porque pelo meio ficou Thierry Neuville. Tanak recupera alguns segundos na segunda passagem por Cabeceiras de Baixo, com Ogier a ser apenas quarto, a 3,5, e Neuville segundo, a 1,4. 

Apesar do belga estar longe, não perdia a esperança:

"O rali não acabou, falta mais uma especial. Estamos tentando somar o máximo de pontos a partir de hoje. Sinto-me bem no carro hoje, estou tentando manter o ritmo. Um pouco de ataque no Wolf Power Stage, veremos.", afirmou o piloto belga.


Em Fafe, no salto final, Neuville deu o seu melhor e conseguiu ganhar os pontos da Power Stage, batendo Tanak por 0,1 segundos, 2,2 sobre Rovanpera e 2,3 sobre Ogier.   

Depois dos três primeiros, Adrien Formaux é quarto, a 1.47,8, e o melhor dos Ford. Dani Sordo, no seu primeiro rali da temporada num WRC, acabou em quinto, a 2.48,9, a frente de Elfyn Ewans, a 6.36.0. Nikolay Gryaxin foi o melhor dos Rally2, em sétimo, no seu Citroen, a 11.48,4 segundos do vencedor, na frente de Jan Solans, a 11.52,9. A fechar o "top ten" ficaram os Skodas do irlandês Josh McEarlean, a 11.56,1, e de Lauri Joona, a 13.40,3.

O WRC continua na ilha da Sardenha, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. 

Sem comentários: