![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxHTH_9-cVi_mAPHVyG-Hl3qczAMruenyr4-AA7-YvmgZZrfpqPwNm9vTIbfxD8SFKshb_xFAv5Ebcd6gI10fi3bby4rTMG9SvTpPaMY4Lk8fcRPIYaylgZZGFSAzZjGA1zFL_xYIh9GU/s400/Villeneuve+80.jpg)
No domingo, no meio de tantas corridas (Formula 1, GP2, GP3, Le Mans Series com os 1000 km de Spa-Francochamps, etc...) irão passar vinte e nove anos sobre o desaparecimento de Gilles Villeneuve, provavelmente um dos pilotos mais espectaculares da história do automobilismo. Como eventualmente muitos de nós se poderão esquecer e ficar absorvidos com tanta corrida - incluindo eu - decidi fazer este post de antecipação para colocar aqui os vários posts que já escrevi sobre o piloto canadiano que tirando uma corrida, andou sempre ao serviço da Ferrari.
Desde já, a sua biografia, escrita em 2010, quando se comemorou o 60º aniversário do seu nascimento:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh035x9OoTsjmrpbOGqF_QHSt8dopTUi-A-SWaMfATmk8_qMIULcVNSG1VwB55HWBc1Qr7vyMFBV-BljiqDXT2MvOWp8QCh6jUCTQJYiI69ucI_U-KQKkPlQQJnpc1Nu1m9Y59firoT2Go/s400/Fran%25C3%25A7a+79+2.jpg)
Depois, recordar aquele que é eventualmente o seu grande momento, que foi o final do GP de França de 1979, o duelo com René Arnoux pelo segundo lugar dessa corrida. Realizado a 1 de julho desse ano, recordo essa data como "O Dia de São Gilles e São René" ou então se perferirem, é a tal corrida onde se conhece menos do vencedor do que os que o secundaram no pódio.
Para finalizar, uma referência mais curiosa: a tentativa de Villeneuve de fazer a sua própria equipa. Um projeto que aparentava ter financiadores, mas... leiam o resto da história.
Espero que estas leituras vos entretenham neste final de semana.
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