terça-feira, 1 de julho de 2008

Hoje é dia de São Gilles e São René...

Pois é... um dos melhores momentos da história da Formula 1 faz hoje 29 anos. Acho que toda a gente sabe ou já viu este video, desta fabulosa luta, onde certo dia Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do Top Gear, descreveu Gilles Villeneuve como "o maior piloto que jamais sentou o rabo num Formula 1".

A piada no meio disto tudo é que Villeneuve e Arnoux lutavam por um segundo lugar, ironicamente descrito, anos mais tarde por Ayrton Senna como o "primeiro dos últimos". Mas Villeneuve era assim: lutava por qualquer lugar como se fosse pelo primeiro. E se calhar deve ser or isso que hoje em dia ainda continua a ser idolatrado, 26 anos depois de morto...


Para finalizar, deixo-vos uma história que o Ico conta hoje no seu blog: "Na corrida seguinte, em Silverstone, Gilles Villeneuve e René Arnoux foram chamados a uma reunião com a cúpula da GPDA na época, formada por Niki Lauda, Emerson Fittipaldi, Clay Regazzoni e Jody Scheckter. Lauda acusou: “Vocês pilotaram em Dijon de maneira perigosa e danificaram a imagem do esporte”. Arnoux respondeu de imediato: “Com você, isto jamais teria acontecido... porque você levantaria o pé logo de cara!”. Gilles virou as costas aos pilotos e deixou a sala. Rindo."

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu não me lembro do Ayrton Senna ter dito isso, mas o Nelson Piquet sim, uma vez disse...

"O segundo colocado é o primeiro perdedor!"

Anónimo disse...

Speeder,

Hoje é dia de São Gilles?
Amém.

Anónimo disse...

Caro Speeder.
Descobri hoje, por acaso o seu blogue. Começo por dar os parabéns.
Partilhamos, pelo que me parece, uma enorme paixão por este desporto.
Pela sua idade percebe-se que não teve o mesmo prazer que eu: ver este duelo em directo na TV. Claro que se pode ver agora no You Tube, mas já sabemos antecipadamente como foi. Em directo foi outra coisa... e foram momentos desses que me fizeram "ancorar" à modalidade que já acompanhava regularmente desde 1971.
Por muitos e bons pilotos que já passaram por esta modalidade, Gilles era único.
Continue a lembrar-se destas "efemérides".
JF