Três semanas depois de Montreal, a Formula 1 voltava à Europa, mais concretamente ao circuito de Magny-Cours, palco do Grande Prémio de França, a oitava prova do Mundial daquele ano. Nessa altura, a FIA anunciou que iria banir no final daquele ano todas as ajudas electrónicas ao carro, como a suspensão activa, que dava tanta vantagem aos Williams.
Entretanto, Ayrton Senna e Ron Dennis finalmente tinham decidido um acordo em que o piloto brasileiro continuaria a correr na equipa até ao final daquela temporada, mas que na temporada seguinte, poderia correr onde quisesse. Isso implicaria que estava livre de procurar outra equipa, e Senna, obcecado em ser o melhor, queria a Williams, sabendo que Prost não continuaria para além de 1993...
Na Ferrari, a equipa estava a bater no fundo. Gerhard Berger e Jean Alesi estavam a pagar o preço por ter um mau carro nessa temporada, e pouco podiam aspirar a uns lugares no pódio. Para mudar o estado de coisas, contrataram como director desportivo um ex-navegador de ralies francês, e que tinha feito um excelente trabalho na Peugeot, quer nos ralies, quer nos Sport-Protótipos. Chamava-se Jean Todt, e nos 15 anos seguites, iria ajudar a revolucionar da marca do Cavalino Rampante...
Nos treinos, os Williams dominaram, mas quem fez a "pole-position" não foi Prost, mas sim... Damon Hill! O inglês cometeu o "pecado" de ser o melhor na terra do seu companheiro Alain Prost, na primeira "pole-position" da sua carreira, que teve de se contentar com o segundo lugar.
Na segunda fila, uma surpresa: os Ligier-Renault de Marin Brundle e Mark Blundell ficaram com o terceiro e quartos postos, mostrando a boa forma dos Ligier-Renault, já que corriam em sua casa (o circuito de Magny-Cours era a sede da Ligier...)
Na terceira fila, Ayrton Senna partilhava-o com o Ferrari de Jean Alesi, enquanto que na quarta fila, o alemão Michael Schumacher tinha a seu lado o brasileiro Rubens Barrichello, no Jordan-Hart. A fechar o "top-ten" ficaram outras duas surpresas: os Larousse-Lamborghini de Eric Bernard e Phillipe Alliot.
Na corrida, Hill e Prost partiram na frente, seguidos pelos dois Ligiers, Senna, Schumacher e Alesi. Na volta quatro, Barrichello sobre para sétimo, ao ultrapassar Alesi. Na volta 14, quando Blundell estava a tentar ganhar uma volta ao Tyrrell de Andrea de Cesaris, o carro virou e colocou o inglês fora de prova. A meio da corrida, foi a vez dos pilotos fazerem a sua troca de pneus, e Hill perde tempo com uma troca mal sucedida, deixando Prost na frente, posição essa que não perdeu até final.
Com os Williams a garantir a dobradinha, a luta era para o lugar mais baixo do pódio. Senna e Schumacher lutaram por ela, mas neste dia, o melhor foi o alemão da Benetton. Brundle ficou com o quinto posto, enquanto que a luta pelo último lugar pontuável aconteceu entre Barrichello e o segundo McLaren de Michael Andretti, no qual saiu vencedor o americano da McLaren.
1 comentário:
Não foi mostrado ao vivo ou num replay na disputa pela 3ª posição como Michael Schumacher ultrapassou Ayrton Senna na disputa pela 3ª posição. Num arquivo de revisão da temporada de 1993 é mostrado como o brasileiro da McLaren foi superado pelo alemão da Benetton.
A transmissão da prova ficou tão "preocupada" mostrando Prost sendo ameaçado por Hill (nem ultrpassaria por ser o escudeiro do francês) nas voltas finais e não exibiu ao vivo ou num replay como Barrichello foi ultrapassado por Andretti na disputa pela sexta posição.
Notas:
- primeira pole na carreira de Damon Hill na Fórmula 1;
- 60ª pole da Williams;
- 66ª vitória da Williams;
- 46ª vitória do motor Renault;
- com a vitória de Prost e o 4º lugar de Senna, o francês abre 12 pontos de vantagem sobre o brasileiro.
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