quarta-feira, 10 de maio de 2023

Noticias: GNR e organização apresentam operação de segurança para o rali


O rali de Portugal terá uma forte operação de segurança para controlar as multidões que aparecerão ao longo dos três dias, na ordem das centenas de milhares de pessoas. A GNR, Guarda Nacional Republicana, anunciou ontem à tarde no Porto, em conferência de imprensa, a operação de logistica onde mobilizará cerca de 2900 operacionais ao longo das 20 classificativas - 19 especiais mais o "shakedown" - que coordenarão com os 500 comissários do ACP e os elementos da Proteção Civil e da Policia de Segurança Pública (PSP).

O objetivo da Guarda será garantir a segurança no deslocamento, acesso e decurso do maior evento desportivo nacional, para que exista um clima de tranquilidade pública e em plena segurança. A partir do final do dia 10 e até domingo a GNR irá desenvolver uma operação de segurança e patrulhamento intensivo”, referiu o Major Hernâni Martins, da divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, durante a conferencia de imprensa de apresentação.

Teremos cerca de 2.900 militares envolvidos em toda a prova, numa média de 700 por dia. O dispositivo da Guarda atuará de forma preventiva, mas estará preparado para todas as circunstâncias. Esperamos muitos milhares de adeptos, sobretudo portugueses e espanhóis”, afirmou o representante da GNR, que apelou ao respeito “das ordens da guarda e das indicações dos marshals [comissários]”.

A Guarda aproveitou a ocasião para que os espectadores cumpram rigorosamente as ordens de segurança na estada. O Tenente-Coronel Babo Nogueira, um dos responsáveis pela operação da GNR no terreno, frisou essa parte:

Precisamos da colaboração de todos. O erro de um só espectador pode colocar em causa a realização de um troço. Se tudo decorrer dentro das regras de segurança, a prova será um sucesso. Recordamos que a presença de público só é permitida nos espaços previstos – as Zonas Espetáculo. Por definição, todo o restante espaço é espaço interdito. Apelamos ao cuidado com as causas de incêndio, apesar de não estarem previstas temperaturas altas. É importante evitar situações de perigo, que provoquem quedas ou lesões. Muito importante também é a atenção à sinalética dos veículos híbridos – luz vermelha é sinal de perigo de electrocução. É necessário aguardar a luz verde antes de se aproximar do carro”, recordou.

Do lado da organização, Horácio Rodrigues, diretor de prova do Vodafone Rally de Portugal, também frisou a colaboração dos espectadores com as forças de segurança, para que tudo corra em conformidade. 

A segurança continua a ser fundamental para nos mantermos entre os melhores ralis do mundo. O público comporta-se cada vez melhor, por isso que as pessoas sigam as instruções, para que o rali seja de novo um êxito”, apontou, aludindo também à “grande evolução do evento na componente ambiental. Não queremos deixar rastos, a não ser as marcas de pneu na estrada”, concluiu.

Sem comentários: