quarta-feira, 19 de junho de 2024

Endurance: McLaren considera construir um Hypercar


A McLaren Racing está a considerar a construção de um Hypercar para poder correr, quer na IMSA, quer na WEC. Zak Brown, CEO da McLaren Racing, viu com bons olhos a decisão da FIA, ACO e IMSA de estender o ciclo de homologação das classes Hypercar e GTP por mais dois anos, até 2029, por causa da aposta da ACO na construção de uma classe movida a hidrogénio. Brown considera que a medida oferece "mais espaço para respirar" e avaliar sua entrada na categoria, já que desde há algum tempo demonstrar interesse nas regras da LMDh.

Segundo informações do site SportsCar365, e durante uma conferência de imprensa no fim de semana das 24 horas de Le Mans, Brown afirmou que a previsão inicial para a entrada da McLaren na classe, em 2026, era otimista. Com a extensão do ciclo, a marca ganha mais tempo para planear sua estreia, que poderá ocorrer em 2027. 

Isso nos dá mais espaço para respirar”, começou por afirmar Brown. “Você não gostaria de entrar num campeonato na sua última temporada, para simplesmente começar tudo de novo. E acho que 2026 seria um prazo otimista para nós. A extensão do ciclo ajuda nosso modelo de negócios.

A classe Hypercar vive neste momento numa era dourada. Com a obrigatoriedade de construção de dois chassis para participar no Mundial, em Le Mans estiveram 23 carros, quatro deles Porsches, três Cadillacs e três Ferraris. E em 2025, estarão presentes mais um Isotta-Fraschini e os Aston Martin, com o projeto Walkyrie. Com a Hyundai a pensar na ideia, a intenção da McLaren de projetar um modelo Hypercar representaria um maior envolvimento de uma classe que está a ficar perto dos 30 carros, algo que não acontece desde meados dos anos 80 do século passado, com os Grupo C. 

A McLaren já venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995 com o F1 GTR, baseado no McLaren F1 de estrada. Em 2024, três McLaren 720S de GT3, dois da United Autosports e um da Inception Racing, estiveram presentes nas 24 Horas de Le Mans. 

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