sexta-feira, 18 de outubro de 2024

WRC 2024 - Rali da Europa Central (Dia 1)


Thierry Neuville tem um pequena vantagem sobre Sebastien Ogier no final do primeiro dia do rali da Europa Central. A diferença entre ambos é de 6,4 segundos, com Ott Tanak em terceiro, a 7,8, todos algo distantes do quarto, o Toyota de Elfyn Evans, que está a 15,1.

Com oito especiais nesta sexta-feira - passagens duplas por Strasín e Sumavské Hostice, todos na República Checa, e uma passagem tripla por Klatovy - o dia começou com uma passgem pela Super-Especial de Velká Chuchle, onde Sebastien Ogier foi o melhor, 0,6 segundos adiante de Katsuta Takamoto e 1,1 sobre Andreas Mikkelsen. Depois, Neuville foi o melhor na especial seguinte, um segundo na frente de Tanak e 1,1 sobre Ogier. 

Nova passagem por Klatovy e o melhor foi Ogier, 1,5 segundos na frente de Takamoto e 2,2 sobre Evans, com Neuville em quarto, a 2,3. O francês queixava-se das condições da estrada - "está difícil com os saltos na estrada" - mas o belga da Hyundai só tinha elogios: "Está melhor que ontem à noite, tudo sobre rodas. As condições estão consistentes". 

Na quarta especial, Evans acabou por ser o melhor, 1,6 segundos na frente de Neuville e quatro segundos sobre Ott Tanak. Sebastien Ogier perdeu alguns segundos por ter eito mal uma curva e saiu dali com meros 0,3 segundos sobre Neuville e 0,8 sobre Evans. Um rali a ser decidido por décimos de segundo! 


Tanak foi o melhor na primeira passagem por Sumavské Hostice, 0,3 segundos melhor que Neuville e 3,3 sobre Ogier. Isso significou que Neuville estava na frente de Ogier por 2,7 segundos. Mas Andreas Mikkelsen saiu de estrada no seu Hyundai, bateu, e o seu carro bloqueou a especial, causando a sua neutralização. 

"Foi simplesmente difícil, havia uma secção no meio das folhas onde parecia que não se tinha aderência, mas as folhas estavam por todo o lado, por isso não se conseguia ler a estrada.", disse Evans, falando das dificuldades em andar por ali.  

Takamoto foi o melhor na terceira passagem por Klatovy, que conseguiu um avanço de 0,4 segundos sobre Tanak e um segundo sobre Ogier. O belga apesar de ter aberto uma pequena vantagem sobre o piloto francês, queixava-se do fato de andar ali vezes demais: "Não devíamos fazer mais do que duas passagens da mesma especial. Tentei não correr riscos em locais sujos. Muito acidentado. Quer-se suavidade, mas ao mesmo tempo quer-se proteção contra estes solavancos.", queixou-se o piloto belga da Hyundai.


Neuville acelerou para a vitória na segunda passagem por Strasín, batendo Evans por 0,6 segundos, com Tanak com o terceiro melhor tempo, a 1,2. Ogier foi o quarto, a 3,6. E na última especial do dia, segunda passagem por Sumavské Hostice, Ogier foi o melhor, 0,5 segundos na frente de Neuville e 0,8 sobre Tanak. Todos longe de Evans, a 7,9. 

Mas esse foi um dia exaustivo para os pilotos e navegadores, e no final do dia, a expressão de Neuville diz tudo: "Estou feliz por termos acabado hoje". 

Depois dos quatro primeiros, o quinto é Takamoto Katsuta, a 38.6 segundos, já distante de Sami Pajari, sexto, a 1.38,2. Ele não está longe dos Ford de Adrien Formaux (a 1.33,4) e Gregoire Munster (a 2.27,4), e a fechar o "top ten" estão os Rally2. Primeiro, o Citroen C3 Rally2 de Nikolay Gryaxin, a 3.53,3, e o Skoda Fabia Rally2 Evo de Oliver Solberg, a 3.56,4.

O rali da Europa Central prossegue amanhã com a realização de mais seis especiais.  

Sem comentários: