quinta-feira, 25 de outubro de 2007

GP Memória - México 1964

Na semana passada, passei o tempo todo a recordar-vos de corridas decisivas para o título mundial, que envolviam dois ou mais candidatos ao título. hoje volto a este tema, porque hoje comemora-se mais um aniversário, o 43º, do Grande Prémio do México de 1964, que deu o título mundial à Ferrari e ao inglês John Surtees. E as circunstâncias deste título foram um pouco semelhantes ao que aconteceu este ano: três candidatos, um piloto que tinha vantagem e perdeu, e o companheiro a ceder a liderança para que pudesse ganhar o campeonato.

Antes da corrida mexicana, haviam três candidatos ao título mundial: os ingleses Graham Hill, num BRM, John Surtees, no seu Ferrari com as cores da NART (a representante americana da Ferrari, liderada por Luigi Chinetti) e Jim Clark, no seu Lotus. Na altura, o lider era Hill, com 39 pontos, reforçado com a vitória na corrida anterior, em Watkins Glen. Logo a seguir vinha Surtees, com 36 pontos, e que estava a ter uma ponta final magnifica, com uma vitória em Monza e um segundo lugar em Watkins Glen. Jim Clark estava um pouco mais distante, com 30 pontos, mas ainda tinha hipóteses de alcançar o título. Pelo menos matamaticamente...

No Autódromo da Cidade do México, situado a 2245 metros de altitude, os motores eram menos potentes do que se estivessem ao nivel do mar, o que faria com que aqueles que estavam melhor adaptados conseguissem melhores resultados. E assim aconteceu a Jim Clark, que alcançou a pole-position, alimentando ainda o sonho de renovar o seu título. Logo a seguir fica o americano Dan Gurney, no seu Brabham, e o Ferrari de Lorenzo Bandini. John Surtees era quarto, enquanto que Graham Hill era sexto.

Na partida, Clark e Gurney partem na frente, enquanto que Graham Hill tenta conseguir os pontos necessários para ser de novo campeão. A luta foi intensa até perto do meio da corrida, quando o inesperado aconteceu: Hill atrasa-se e fica fora dos pontos. Assim sendo, Surtees ficava numa posição previlegiada, mas tinha que passar o seu companheiro Bandini para ser campeão. E ainda havia Jim Clark...

O momento decisivo acontece a duas voltas do fim: Jim Clark desiste com problemas de motor, deixando a vitória para o americano Gurney. Bandini, o segundo classificado, tem Surtees atrás de si, e deixa passar o seu companheiro, já que Graham Hill estava muito atrasado. Assim sendo, o campeonato de pilotos fica na Ferrari, através de John Surtees, enquanto que o italiano fica na terceira posição. Nos restantes lugares pontuaveis ficaram o Lotus de Mike Spence, Jim Clark (ainda fica classificado...) e o Ferrari do herói local, Pedro Rodriguez. O que a Scuderia não sabia era que iria ter que esperar 11 anos para conseguir mais um título de pilotos...

1 comentário:

emilion kohn disse...

Lorenzo Bandini, piloto da Ferrari, entrou na corrida, marcando Graham Hill, forçando o ritmo, e indo pra cima disposto a fazer o serviço sujo para ajudar sua equipe.Forçou uma ultrapassagem em cima de Graham Hill, e tirou o ingles da BRM da prova.No final,Bandini vinha
em terceiro, com Surtees em quarto, quando Clark parou na ultima volta, Gurney venceu, Bandini parou na pista na ultima curva, avisado pela equipe, para que Surtees passasse para o segundo lugar e fosse campeão do mundo, o unico campeão em duas e quatro rodas, e com uma Ferrari azul nas duas ultimas provas.