terça-feira, 23 de outubro de 2007

Extra-Campeonato: como se faz um jornal universitário

O mundo (e o Youtube) dão imensas voltas: por estes dias, naquelas madrugadas sem sono, descubro, através do blog Bloco de Apontamentos, do João Campos, meu colega de curso, um video feito em Maio de 2005 (há dois anos e alguma coisa...), sobre o jornal universitário A Cabra pelos alunos de Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.


E porquê este jornal? Ora, para além de ser o jornal da universidade, era também o sítio onde colaborei activamente, escrevendo ali dezenas de noticias durante os meus quatro anos de curso. O trabalho é feito por uma rapariga chamada Celine Cangueiro. Ora, como eramos grandes amigos, ela foi ter comigo para arranjar os contactos necessários para falar com o então director, João Pedro Pereira (actual jornalista do Público e o excelente autor do blog Engrenagem)


No final, são seis minutos que dão para ver como se constrói um jornal, e as aflições que se passava (e ainda se passa) o pessoal para fechar a edição, e mandá-lo para a gráfica, na segunda-feira de manhã (quando o fecho do jornal é na sexta-feira...). É um excelente exemplo, de facto. E já agora: quando faltarem 4:50 minutos para acabarem, aparecerá um rapaz a escrever furiosamente no computador. Esse sou eu, OK?


Para verem o video, podem carregar aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

quem leu o texto para a reportagem......va tiRAR OUTRO CURSO