sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O piloto do dia - John Love

Esta semana continuo com os pilotos vindos de África. Depois de Tony Maggs, falo de outro piloto que foi um dos grandes do seu tempo no campeonato nacional de Formula 1, ganhando por cinco vezes, mas também foi protagonista de uma corrida fora do vulgar no Ano Novo de 1967, no Circuito de Kyalami. Senhoras e senhores, hoje falo de John Love.


John Maxwell Lineham Love nasceu em Sailsbury, na Rodésia (actual Bulawayo, no Zimbabwe) no dia 7 de Dezembro de 1924 (faria agora 83 anos). Começou a sua carreira após ter combatido como soldado na II Guerra Mundial, participando em provas de motociclismo ao longo da década de 50.


Contudo, em 1958 virou-se para o automobilismo, com um Jaguar D-Type, onde ganhou várias provas em África, entre os quais o Grande Prémio de Angola de 1960, em carros de Sport. Nesse ano, vai correr na Europa, com um Lola de Formula 2, onde obtêm alguns bons resultados.


No ano seguinte, volta à Europa para dirigir os Coopers de Formula Junior, na equipa de Ken Tyrrell, tendo como companheiro de equipa o sul-africano Tony Maggs. Foi uma dupla bem sucedida, e em 1962, Tyrrell chama Love para correr no Campeonato de Turismos Britânicos, com uma Mini Cooper, tornando-se campeão. Entretanto, começou a entrar na Formula 1, no Grande Prémio da Africa do Sul, onde termina na oitava posição.


Em 1963, volta à Europa, para correr em Formula Junior, mas sofre um grave acidente no circuito francês de Albi, onde fractura seriamente o braço esquerdo, fazendo encerrar a sua carreira internacional, bem como as hipóteses de correr a tempo inteiro na Formula 1. Aliás, nesta altura, ele tem 38 anos...


Sendo assim, resta o campeonato sul-africano de Formula 1, onde era um classico favorito ao título nacional. É assim que participa nos Grandes Prémios de Formula 1, como um piloto local que aproveitavam a participação dos pilotos internacionais para medirem forças. em 1964 ganha o primeiro dos seus seis títulos na Springbok Series, o título oficial do Campeonato sul-africano de Formula 1.

Contudo, em 1967, uma série de factores farão com que John Love seja a personagem central de uma fantástica, senão inesperada história na Formula 1, quando se vê na hipótese de se tornar no primeiro piloto local a ganhar um Grande Prémio de Formula 1!


A história é simples: a 2 de Janeiro de 1967 começava a nova Formula de três litros. Contudo, muitos dos carros ainda não estavam prontos como motores adequados, tendo alguns deles juntado dois motores Climax de 1.5 Litros para fazerem um motor de 3 Litros. Os motores Cosworth só iriam aparecer meses mais tarde, e safavam-se como podiam. A Lotus usava motores BRM H16, que Clark disse um dia serem "os piores que alguma vez conduzi". Para piorar as coisas, o calor (verão austral) e a altitude (1500 metros) só traziam vantagens aos pilotos da casa.


Nestas circunstâncias, John Love, com um Cooper T79 privado, usado por Bruce McLaren para as Tasman Series, com dois anos de idade, aproveitou estas circunstâncias para marcar o quinto tempo nos treinos, e depois aproveitar as desistências e problemas dos Lotus de Graham Hill e Jim Clark para subir na classificação, onde a meio da corrida era terceiro, com Jack Brabham e Dennis Hulme à sua frente. Contudo, o piloto australiano atrasou-se e mais tarde, Hulme teve que ir à boxe com problemas nos travões. A 20 voltas do fim, John Love era o líder!


Foi um sonho que durou até a seis voltas do fim. Um vazamento de combustível levou-o a ir para as boxes e colocar gasolina suficiente para acabar a corrida. Quem se aproveitou disto foi o mexicano Pedro Rodriguez para alcançar a primeira vitória da sua carreira, num Cooper-Maserati. Love teve que se contentar com um segundo lugar. No final da época, classificou-se na 11ª posição, com seis pontos.


Até 1972, participou nos Grandes Prémios sul-africanos, guiando carros como Cooper, Brabham, Lotus, March e Surtees. Após isso, virou-se para a direcção de equipas nos Superturismos sul-africanos, na década de 80. Para além disso, tornou-se no representante da Jaguar no agora Zimbabwe. Morreu, vítima de cancro, a 26 de Abril de 2005, aos 80 anos.


A sua carreira na Formula 1: 10 corridas, em 10 temporadas (1962-65, 1967-72), um pódio, seis pontos.



O feito de Love foi durante muito tempo o maior que aquele canto de África teve, até ao aparecimento em cena de Jody Scheckter, alguns anos mais tarde. Contudo, o feito alcançado naquela tarde de Verão austral de 1967 foi algo incomparável, ainda mais para os dias de hoje.


Fontes:


http://en.wikipedia.org/wiki/John_Love
http://www.f1rejects.com/
http://www.historiasdaformula1.blogspot.com/
http://www.grandprix.com/gpe/drv-lovjoh.html

1 comentário:

ac disse...

Quando eu era miúdo e vivia em Lourenço Marques (LM), actual Maputo, o John Love corria na F.1 sul-africana e chegou a correr no autómodromo de LM. Ficava (ele e os outros sul-africanos)hospedado no Hotel Cardoso, mesmo ao pé de minha casa, penso até que lhe pedi um autógrafo. Quando tiver tempo vou vasculhar as minhas fotos de LM e procurar uma do carro dele. Aliás (quando tiver tempo) vou colocar na Net as fotos das 3 Horas de LM, corrida de resistência muito famosa na altura, onde chegaram a correr o Mass, o Scheckter, etc.