quarta-feira, 28 de maio de 2008

Bolides Memoráveis - ATS D6 (1983)

Muitos convencem-se de que o McLaren MP4/1 é o primeiro carro feito com um chassis de carbono. Até eu estava convencido nisto. Mas hoje, vendo o Daniel Medici, ele afirmou que o primeiro chassis de carbono, tal como conhecemos hoje, foi construido dois anos mais tarde, por intermédio de uma pequena equipa alemã, gerida por um homem susceptível, Gunther Schmidt: a ATS Wheels.

O ATS D6 é obra de um projectista que se tormou conhecido anos depois, noutros projectos famosos, especialmente na Ferrari: Gustav Brunner. No inicio de 1983, Schmidt convenceu a BMW a fornecer motores à sua equipa, baseando-se na ideia de que um carro alemão deve ter motores alemães. Com o seu piloto Manfred Winkelhock, a marca decidiu inscrever um carro para essa temporada.

Brunner decidiu revolucionar a maneira como os carros eram construidos: em vez de usar a fibra de carbono como apenas uma camada externa, como se fosse uma carapaça de tartaruga, decidiu usá-la para todos os componentes do carro. Componentes importantes, como os braços da suspensão, o nariz ou a asa traseira, foram construidos apenas usando esse mesmo material. Era uma aposta complicada, mas esperava que pudesse render dividendos, pois tinha um motor potente para acompanhar.

A aposta compensou, pelo menos nos treinos. Winkelhock levou o ATS ao setimo lugar da grelha por três ocasiões: Imola, Spa-Francochamps e Montreal. Contudo, o carro era muito pouco fiável, e nunca terminou nos pontos. O melhor que Winkelhock conseguiu foi um oitavo lugar, em Brands Hatch. Os resultados só vieram agravar o mau ambiente da equipa, e a cólera de Herr Schmidt, que no final do ano, despediu Brunner, após ele ter desenhado o D7. Quanto à equipa, só sobreviveu mais um ano, quando no final de 1984 a BMW decidiu que não iria mais suportar à equipa, devido à má publicidade. Mas ainda teve tempo para albergar um jovem austriaco, de seu nome... Gerhard Berger.

Chassis: ATS D6
Projectista: Gustav Brunner
Motor: BMW Turbo 1.5 Litros, de 4 cilindros em linha
Pilotos: Manfred Winkelhock
Corridas: 15
Vitórias: 0
Pole-Positions: 0
Voltas Mais Rápidas: 0
Pontos: 0

Fontes:


1 comentário:

Daniel Médici disse...

Muito legal seu complemento, Speeder! Chega até a ser estranho a ATS D6 ser tão pouco mencionada, visto a importância dela para a F1 até os dias de hoje.