domingo, 10 de junho de 2018

Formula E: Di Grassi foi o vencedor em Zurique

No regresso do automobilismo à Suíça, quase 64 anos depois da última vez, Lucas Di Grassi foi o vencedor, triunfando pela primeira vez na temporada. O piloto da Audi bateu Sam Bird e Jerome D'Ambrosio a ficar no lugar mais baixo do pódio. Jean-Eric Vergne, o líder do campeonato, foi décimo e viu Bird a aproximar-se na geral. Quanto a António Félix da Costa, fez uma prova sem erros e aproveitou bem as penalizações dos pilotos da frente, acabando no oitavo posto.  

Depois de Mitch Evans ter conseguido a pole-position, havia expectativas para as 39 voltas da prova. Quando as luzes se apagaram, Evans manteve-se na frente, com Lotterer a ser ameaçado por Bird, mas mantiveram os lugares. Vergne subiu um lugar à custa de Sarrazin, enquanto Abt perdeu a asa traseira depois de um toque com Piquet Jr, mas ambos mantiveram-se na pista. Os dois pilotos acabaram por ser chamados às boxes pela organização para fazer as reparações.

Na oitava volta, Mortara saiu em frente numa travagem e acabou a sua corrida por ali, e na volta seguinte, Vergne chegava aos pontos depois de passar Nick Heidfeld. Nesta altura, Lotterer, Bird e Di Grassi aproximaram-se de Evans e a ameaçar a liderança, mas foi o brasileiro a passar na volta 14, a Sam Bird, para ficar com o terceiro posto. Duas voltas depois, passou Lotterer para ficar com o segundo lugar.

A partir daqui, Di Grassi atacou Evans e com muita facilidade, passou-o na volta 18, mas atrás, Rosenqvist bateu no muro depois de ser ultrapassado. Ele continuou, mas acabou no fim do pelotão, com a asa danificada. Houve bandeiras amarelas, mas não Safety Car. A partir dali, o brasileiro tentou afastar-se do pelotão, mas a asa solta de Rosenqvist ficou no meio da pista - sendo até pisada pelo carro de D'Ambrosio - fez com que a organização colocasse o Full Course Yellow, para tirar os destroços dali.

E essa foi a altura onde os pilotos entraram nas boxes para trocar de carro. Vergne, que era sétimo, perdeu tempo na troca - não conseguiu colocar o cinto a tempo - e caiu para o nono posto. Com o regresso à normalidade, Di Grassi alargava a sua vantagem para Evans em quase três segundos, mantendo o resto nas suas posições, excepto Vergne, que passava Prost, para ser oitavo.

De repente, na volta 31, a organização decide penalizar quatro pilotos - José Maria Lopez, Sebasien Buemi, Mitch Evans e André Lotterer - numa passagem pelas boxes devido a excesso de velocidade durante o Full Course Yellow. Vergne também foi penalizado, pela mesma razão, mas o aviso surgiu mais tarde. Com isso, Lotter, Evans e Buemi cairam para quinto, sexto e sétimo. E por esta altura, Nico Prost perdia posições porque saiu em frente na travagem para a curva de 90 graus.

Vergne cumpriu a penalização e caiu para 12º, fora dos pontos, e a classificação estava confusa: Di Grassi liderava, mas Bird era segundo, seguido por D'Ambrosio. Vergne regressou à pista, ao ataque, enquanto na volta 36, Lopez falhou a travagem para a primeira curva, fazendo com que Felix da Costa subia para oitavo.

Apesar de todos estes duelos, Di Grassi seguia tranquilo, rumo à vitória, com Bird e D'Ambrosio a seguir. Para o piloto da Audi, a parte final da temporada está a ser de sonho, mas por causa dos problemas que teve no seu inicio, está um pouco de fora da luta pelo título mundial.

No campeonato, Vergne lidera, com 163 pontos, contra os 140 de Bird e os 101 de Di Grassi. Agora a Formula E vai para Nova Iorque, onde terá a sua ronda final dentro de um mês, nos dias 14 e 15 de julho.  

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