sábado, 1 de outubro de 2022

WRC 2022 - Rali da Nova Zelândia (Dia 2)


Kalle Rovanpera conseguiu chegar à liderança do rali da Nova Zelândia, concluídas que estão as seis especiais deste sábado. o piloto da Toyota, que hoje completa 22 anos, tem agora uma vantagem de 29 segundos sobre Sebastien Ogier, e parece ter uma mão e meio no troféu de campeão, podendo estar a um dia de ser o campeão mais novo de sempre do Mundial de ralis. Ott Tanak é o terceiro, a 46,4 segundos, no seu Hyundai.

No início deste sábado, no outro lado do mundo, os quatro primeiros estavam separados por 7,2 segundos, com Tanak a liderar, seguido por Evans, Ogier e Kalle. E o dia começou com Breen a triunfar na primeira passagem por Kaipara Hills, mas o grande triunfador foi Rovanpera, com Tanak a quatro segundos e Evans a seis, deixando o galês no primeiro lugar, porque os comissários decidiram penalizar Rovanpera, Neuville e Tanak em cinco segundos, e isso afetou a classificação. 

Rovanpera foi o melhor na primeira passagem por Puhoi, 1,6 segundos na frente de Breen, 2,5 sobre Ogier e 7,8 sobre Tanak. Com isso, o finlandês chegou à liderança, então com 4,6 segundos de vantagem sobre Tanak e 6,5 sobre Ogier. Mas a chuva era muita e ainda poderia acontecer coisas, como acontecera a Evans, que se despistou e perdeu 36,5 segundos. 

"Estou a esforçar muito. Tentei ficar na estrada, mas cometi alguns erros, indo longe onde estava um pouco mais escorregadio do que eu pensava. Talvez esteja ficando um pouco mais rápido com a limpeza. Espero que Elfyn esteja bem.", disse o finlandês.


E foi o que aconteceu na especial seguinte, em Komokoriki, quando Gus Greensmith se acidentou, danificando fortemente o seu Ford. A especial foi cancelada, neutralizada depois de terem passado nove carros, todos Rally1.  

Na parte da tarde, foi a altira de Robanpera se mostrar fortemente, ganhando nas segundas passagensp por Kaipara Hills e Puhoi. No primeiro, deu cinco segundos a Ogier, e no segundo, 6,6 ao piloto francês. Nesta especial, Taamoto atrasou-se por causa de um acidente. No final do dia, Craig Breen foi o melhor na segunda passagem por Komokoriki, 2,9 segundos na frente de Rovanpera. "Estava a recuar e senti-me mal logo de imediato. Foi um grande dia. Posso estar muito contente com o que fizemos nestas condições extremamente difíceis. Demos muito trabalho e estou feliz.", disse o finlandês.

Depois dos três primeiros, Neuville era o quarto, a 1.41,4, na frente de Olibier Solberg, a 3.34,9. O local Hayden Paddon é o melhor dos Rally2, a 8.51,0, na frente de Lorenzo Bertelli, sétimo no Ford Puma Rally1 privado, a 9.18,3. O polaco Kajetan Kajetanowicx é o oitavo, a 10.55,7, na frente dos locais Shane van Ghisbrgen, a 12.00,4, e o australiano Harry Bates, a 15.23,7.

O rali da Nova Zelândia termina na madrugada deste domingo, com a realização das últimas quatro especiais. 

Sem comentários: