segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Noticias: Nelson Piquet Jr. dispensado pela Renault

Ainda falta o comunicado oficial da Renault, mas o próprio Nelson Piquet Jr. confirmou esta tarde que a Renault dispensou os seus serviços, depois de uma época inglória a lutar contra um carro inferior ao de Fernando Alonso e contra o dono da equipa, Flávio Briatore. Como é óbvio, Romain Grosjean irá substitui-lo em Valencia, caso a FIA aceite o protesto da marca francesa e levante a suspensão aplicada pelos comissários de pista húngaros.

O jornalista Felipe Motta, da Rádio Jovem Pan, recebeu o mail do próprio Piquet Jr. a comunicar a sua decisão. Nesse mail, não deixa de criticar a postura de Briatore, considerando-o como o culpado da maioria das más decisões que tomou na sua época e meia na Formula 1:


"O caminho para a F1 sempre foi complicado, e meu pai e eu, por isso, assinamos um contrato de management com o Flavio Briatore. Acreditávamos que seria uma excelente opção, pois ele possuía todos os contatos e as técnicas de negociação necessárias. Infelizmente, foi aí que o período negro da minha carreira começou. Passei um ano como piloto de testes, mas com poucos treinos. No ano seguinte iniciei como piloto oficial da Renault F1. Após a abertura da temporada, algumas situações estranhas começaram a acontecer. Como um novato na F1, eu esperava de minha equipe muito apoio e preparação para me ajudar a alcançar nossos objetivos. Em vez disso, eu era apenas tido como “aquele que pilotava o outro carro”, sem atenção nenhuma. Para piorar, em inúmeras ocasiões, quinze minutos antes da classificação e das corridas, o meu manager e chefe de equipe me ameaçava, dizendo que se eu não conseguisse um bom resultado, ele já tinha outro piloto pronto para colocar no meu lugar. Eu nunca precisei de ameaças para obter resultados. Em 2008 eu conquistei 19 pontos e terminei no pódio uma vez em segundo lugar, fazendo a melhor temporada de estréia de um Brasileiro na F1." (...)


Lá diz o povo: "Quando se zangam as comadres, dizem-se as verdades". Nunca gostei muito da postura de Flávio Briatore na Formula 1. Lá ganhou a sua fortuna na Formula 1 concentrando-se em talentos, como Michael Schumacher e Fernando Alonso. Mas tirando isso, Briatore não sabe muito sobre os aspectos técnicos da competição. Li também algures que "o Flávio não tem amigos". E capaz de ser verdade...



E quanto ao Romain Grosjean: acho que em pouco tempo, o pessoal vai ganhar novo saco de pancada. Tenho sérias dúvidas que ele pontue este ano, mas se calhar para Briatore, pode ser a sua próxima tábua de salvação na Formula 1: é francês e filho de um importante advogado da companhia... desejo-lhe sorte, mas não muita.

1 comentário:

Fernando Kesnault disse...

Vá por mim a Renault irá sair da f-1. Qto. ao Piquet Jr. nunca demonstrou e nem justificou com alguma atuação a sua permanência na F-1. É fraco tecnicamente e psicologicamente. Em uma equipe com um bicampeão e um novato o que irá acontecer?? Ficasse calado e mostrasse em pista o seu valor e dignidade, mas...filhinho de papai (sempre teve uma equipe à vontade, não sou nada contra se tem o dinheiro para gastar) é assim mesmo, só consegue ver defeitos nos outros e nunca em si também. Se voltar à F-1 só pelo dinheiro do papai pois suas atuações como piloto foram ridículas.