sábado, 8 de agosto de 2009

The End: Raul Solnado (1929-2009)



Ele foi eventualmente, para muitos da minha geração, um "avô da comédia". Muito do que se faz hoje, já ele fazia há quarenta anos, numa altura em que as coisas eram muito mais difíceis do que agora, pois aí vivia-se numa ditadura.
E no meio dessa ditadura, cujos ultimos anos se viviam no terror de uma guerra de independência em três frentes, que mobilizava a juventude daquele tempo, aparecia alguém a gozar a situação de forma subtil, e ao mesmo tempo, cómico. Foi o Raul Solnado e a sua "Guerra de 1908", e eventualmente foi dos momentos mais brilhantes da comédia portuguesa do século XX.


Depois, ele fez, com o Fialho Gouveia (um dos homens que anunciou, anos depois, na TV, os homens que estavam por detrás do golpe de Estado que derrubou essa ditadura, em 1974), e Carlos Cruz (outro apresentador famoso que caiu em desgraça com as acusações de pedofilia no Caso Casa Pia, denunciado em 2002 e que nunca mais acaba...) em 1969, aproveitando a abertura politica de então, um "talk-show" chamado Zip Zip, que prendia os portugueses nas Segundas-Feiras à noite. Desse tempo, Solnado contou certo dia que se encontrou com o presidente da Companhia das Águas de Lisboa, dizendo que nesse dia, pelas 10 da noite, eles detectavam uma enorma descarga de água nos seus sistemas. Veio-se a descobrir depois que isso coincidia com o intervalo do programa, quando centenas de milhares de pessoas iam para a casa de banho...


Ah! E sabem porque é que em Portugal os bilhetes são mais baratos às Segundas-Feiras? Isso foi implementado por causa deste programa, que comemora agora o seu 40º aniversário...





Pois é, pessoal. Hoje pode ser um dia triste para a comédia do nosso país, mas não devemos chorar. Devemos mas é fazer como outros senhores que nos deliciaram com momentos agradáveis e que conseguiam ser optimistas e tirar partido destes momentos tristes. Eles cantavam certa canção cujo refrão começava assim: "Always look on the bright side of life..." Ars lunga, vita brevis.

1 comentário:

De Gennaro Motors disse...

olá amigo

td bem

é Fernando Gennaro do www.degennaromotors.blogspot.com

me envie um email: degennaromotors@bol.com.br

abraço

Fernando