Faz hoje 25 anos que no Autódromo do Estoril aconteceu esta cena. Nigel Mansell tinha sido desclassificado (e mostrado as bandeiras pretas por duas vezes), mas parecia que não as tinha visto, e disputava o segundo lugar - era aquilo que pensava - com Ayrton Senna. Ron Dennis tentou avisar Senna que ele estava desclassificado e deveria deixá-lo passar, mas pelo que se sabe, a mensagem não chegou - ou chegou mal - ao piloto brasileiro.
O acidente foi na volta 49, e com ambos fora de pista, o grande beneficiado foi Alain Prost. Para o brasileiro, a diferença alargou-se para 26 pontos, tornando a disputa virtualmente inalcançável. Caso tivesse terminado no segundo lugar, as coisas teriam diminuído para 18 pontos, pois estava na frente do piloto francês, e as hipóteses teriam se alargado ligeiramente. Aquilo até parecia ser uma "encomenda"... mas não era. Foi mesmo falta de comunicação.
Quanto à corrida em si, acho que é das mais memoráveis de todas as que vi ao vivo. Não é todos os dias que vêm uma Minardi no comando de uma corrida, graças a Pierluigi Martini - e acabas com uma Onyx no pódio, cortesia de Stefan Johansson. E uma Coloni na 15ª posição da grelha de partida, um "milagre providenciado pelo Roberto Moreno, naqueles dias em que as listas de inscritos tinham 40 carros, e a pré-qualificação arrastava onze carros numa sexta-feira de manhã.
Muitos falam hoje em dia que aquele momento em Suzuka ter sido a imagem do ano. Mas esta não lhe fica nada atrás, porque de uma certa maneira, foi o principio do fim. A penúltima chance.
P.S: A propósito desse dia, eu escrevi sobre isso no site Motordrome. Podem ler seguindo este link.
P.S: A propósito desse dia, eu escrevi sobre isso no site Motordrome. Podem ler seguindo este link.
1 comentário:
Paulo,
concordo com você...
essa prova foi o divisor de águas da temporada de 89...
memorável essa prova...
abs...
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