sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Para Richard Burns

Caro Richard:

Realmente, foi um azar você teres ido embora no mesmo dia que George Best. E ainda por cim ir no mesmo dia em que precisamente quatro anos antes, tinhas conquistado o teu título mundial. E é extraordinariamente azarado que tu e Colin McRae, os unicos das Ilhas Britânicas a vencerem o mundial, não estarem mais por estas bandas. Só desejo que, onde quer que estejas, sejas melhor nessas classificativas celestiais do que o Colin e o Henri Toivonen, Tony Pond ou o Roger Clark.

A morte é algo injusta, sempre achei. Especialmente para com as crianças, que não têm a chance de viver a vida como nós, os que chegaram à idade adulta. E quando os que chegam são arrebatados no seu auge, também tem o seu quê de justo, especialmente quando foi de repente, como aconteceu aoi Colin McRae e a tantos outros que praticaram este desporto tão fascinante como perigoso, o automobilismo. A ser menos justo, digo eu, então que seja depois de velhos, depois de termos feito aquilo que viemos para fazer, nem que seja para fazer filhos e os ver crescer.

Tu não foste num "bang!" como tantos, tantos outros. Tiveste um cancro - sim, perfiro dizer a palavra, é cruel mas existe - e fizeste o teu melhor para o erradicar, o comabater. Mas o teu melhor não chegou e depois de muita luta, foste, calma e discretamente. Não tiveste transmissões em direto de Stormont Castle, nem tiveste multidões lado a lado na rua, como teve o George Best. Quiseste que as coisas fossem discretas, mas nós, os que ficaram, temos o dever de dizer quem tu foste e o que fizeste. Foste um campeão do mundo, deves isso às gerações futuras.

Claro, não eras exuberante, bem pelo contrário. Adoravas o que fazias e lutaste para triunfares. Estiveste na Mitsubishi, sendo o "sidekick" do Tommi Makkinen, mas deves ter aprendido o bastante - ganhaste duas vezes, é verdade - porque quando passaste para os Subaru da Prodrive - a propósito, eles voltaram e andam de Mini, se andasses por cá, haverias de adorar guiar esses carros! - andaste sempre entre os primeiros lugares e por fim, em 2001 - já passaram dez anos, incrível como o tempo voa! - tu conseguiste aquilo que a Grã-Bretanha queria há muito: vencer um título mundial. E muitos disseram que tu darias um ótimo sucessor ao Colin McRae, apesar de ele só ser três anos mais velhdo que tu...

Ias voltar à Prodrive quando te detetaram o maldito tumor cerebral que te levou contigo. É duro, pois isso privou-nos de te ver a dar o teu melhor contra o Sebastien Löeb, o Mikko Hirvonen, o Marcus Gronholm, e provavelmente terias gostado de ver estes novos valores que despertam agora, como o Jari-Matti Latvala ou o Sebastien Ogier. E tens também o Chris Meeke, acho que irias gostar de o ver conduzir.

Quando tu foste, o pessoal do Top Gear homenageou-te recordando os teus feitos. O teu amigo Jeremy Clarkson falou das ocasiões em que ias à casa dele e jogares Playstation com o filho dele, e provavelmente vocês jogavam o Colin McRae. Ele ganhava-te ou deixavas ganhar? E já agora, jogaram o jogo que foi batizado em teu nome? Deve ter sido engraçado... já agora, quando o Jeremy disse que iria sentir a tua falta, não disse somente por ele. Falava por todos nós, os que amam o automobilismo.

Enfim, eles depois escolheram o "Heroes" do David Bowie como a musica adequada para o videoclip que fizeram para te homenagearem naquela ocasião. E pensando bem, de fato é verdade. Todos vocês que ganham os ralis ou mesmo as classificativas, são verdadeiramente uns "herois do dia", como o Bowie canta no refrão. Pois não só foram mais rápidos do que a concorrência, como tiveram a agilidade suficiente para fugir aos obstáculos, as valas, as árvores, as bermas, os muros... tudo. E mesmo quando vocês não conseguiam se safar, apareciam os espectadores, quais bons samaritanos, pessoas que fizeram quilómetros para vos ver correr, comeram mal, dormiram mal, mas passam por tudo com um sorriso nos lábios. Apenas para vos ver correr, já reparaste?

Mas depois fico a pensar: quando foste mais novo, também não fizeste a mesma coisa, percorreste milhas e milhas para ver Ari Vatanen, Markku Alen ou Tony Pond nos seus Escorts MKI?

No final, é triste preceber que o tempo voa e quando reparamos, já passaram seis anos desde que foste embora. Calma e discretamente, demasiado cedo para todos nós, os que amam automobilismo. Não foste exuberante como o Colin, mas foste suficientemente veloz para que merecesses o teu lugar na história dos ralis. Foste campeão do mundo e ganhaste ralis. Foste por muitas vezes o herói do dia. E só por tua causa vou ouvir o "Heroes" do Bowie. Porque apenas mereces.

Até qualquer dia, Richard. E dá um abraço ao Colin e ao Henri, está bem?

Sem comentários: