sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 19, Brasil (Treinos)

Os últimos treinos livres da temporada de 2011, no veterano circuito de interlagos, foram bem equilibrados em termos de performance. Se Mark Webber foi o melhor na primeira vez, já Lewis Hamilton conseguiu superar na segunda sessão de treinos, lançando a incerteza em relação ao que vai acontecer amanhã, na qualificação.

Na primeira sessão do dia, Webber foi o melhor, conseguindo bater o britânico Jenson Button (McLaren) por apenas... catorze centésimos. Era apenas uma amostra do que iria acontecer à tarde na batalha entre estas duas equipas pelos lugares cimeiros. Lewis Hamilton ficou na terceira posição e a apenas 150 centésimos, enquanto que Sebastian Vettel foi o quarto, com o segundo Red Bull, mas o piloto alemão apenas utilizou os pneus de teste da Pirelli, ficando a 214 centésimos do seu companheiro de equipa.

No quinto posto ficou Felipe Massa, que conseguiu superar o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso, que ficara parado no S de Senna a meio esta primeira sessão. Michael Schumacher levou o seu Mercedes à sétima posição, a mais de um segundo de Webber, sendo seguido pelo Force India de Nico Hulkenberg e pelo outro monolugar indiano de Paul di Resta. Nico Rosberg encerrou o lote dos dez melhores, com o segundo Mercedes.

Nesta primeira sessão, houve terceiros pilotos em pista: Romain Grosjean foi 12º, entre Jaime Alguersuari e Rubens Barrichello, enquanto que Bruno Senna foi o 14º. O checo Jan Charouz, que fez o papel de terceiro piloto na Hispania, foi o último na tabela de tempos.

Mais tarde, a segunda sessão de treinos livres foi marcado pelo equilibrio entre os lugares da frente, onde Lewis Hamilton foi o melhor, mas a diferença entre os oito primeiros foi inferior a meio segundo. O piloto da McLaren conseguiu o tempo de 1.13,392 segundos, 167 centésimos superior ao segundo classificado, o Red Bull de Sebastian Vettel. Essa sessão de treinos livres foi marcado pelo equilibrio: os oito primeiros ficaram separados por menos de meio segundo.

O australiano Mark Webber, no segundo Red Bull, foi o terceiro, 195 centésimos mais lento que Hamilton, seguido pelo Ferrari de Fernando Alonso e do Mercedes de Michael Schumacher. Felipe Massa foi o sexto, a 358 centésimos de segundo. Depois estiveram Jenson Button e Nico Rosberg, e para fechar o "top ten" estiveram os homens da Force India, Adrian Sutil e Paul di Resta.

O único incidente de relevo nesta segunda sessão de treinos teve como protagonista Sergio Perez, com este a parar na pista com problemas mecânicos do seu Sauber a cerca de sete minutos do final da sessão. Quanto aos locais, Bruno Senna foi 12º, e Rubens Barrichello apenas conseguiu o 18º tempo, na frente dos Lotus de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen.

No final da segunda sessão, Hamilton, apesar de estar contente com a sua prestação, afirmou que desconfia que os Red Bull poderão ser bem mais rápidos: "Queremos sempre saber o que os Red Bull fazem, já que eles parecem ser sempre um segundo mais rápidos. Mas estivemos com um ritmo semelhante aos da Ferrari, pelo que estamos na frente. Continuo a pensar que os Red Bull ainda vão ser mais rápidos em ritmo de corrida. Posso estar errado, mas penso que é o habitual que se vê. Talvez seja surpreendido. O carro parece estar mesmo muito bom, tanto com pouco combustível como com muito".

Amanhã é dia de qualificação, e provavelmente vai ser um duelo muito interessante entre Red Bull e McLaren. E claro, tudo pode acontecer.

Sem comentários: