sábado, 10 de março de 2012

WRC 2012 - Rali do México (Dia 1)

Debaixo de sol e pó, decorreu no estado de Guanajuato o primeiro dia do Rali do México. O dia pode ter acabado com os Citroen na frente, com Sebastien Löeb e Mikko Hirvonen nas duas primeiras posições, depois de dez classificativas agitadas. Na realidade foram nove, porque a nona especial - a segunda passagem por Ortega - foi cancelada devido ao mau comportamento dos espectadores. Horas antes, na quinta especial, a primeira por Ortega, um espectador atirou uma pedra ao Citroen DS3 WRC de Thierry Neuville, obrigando-o a desistir quando seguia na terceira posição. "É óbvio que este comportamento é perigoso, irresponsável e completamente inaceitável", afirmou depois.

Mas o rali do México foi mais do que isto. Com Armindo Araujo a abrir a estrada, depois de ter sido o último na qualificação, começou com Jari-Matti Latvala a partir ao ataque, assumindo a liderança logo na primeira especial, e tentando dilatar a vantagem sobre os Citroen e Hirvonen e Löeb, mas problemas de suspensão na quinta especial do dia o obrigaram a abrandar o ritmo e a cair para o oitavo posto, recuperando até ao quarto posto nas classificativas seguintes.

Após esses problemas, Sebastien Löeb venceu duas especiais e subiu à liderança, com Hirvonen logo atrás e o norueguês Mads Ostberg no terceiro lugar. Jari-Matti Latvala empreendeu então uma pilotagem de recuperação, vencendo as especiais seguintes e recuperando o tempo perdido. No final do dia, Latvala está a apenas 17,8 segundos de Ostberg e com tudo para o apanhar na terceira posição.

Atrás, no quinto posto, está o estónio Ott Tanak, que anda a fazer um bom rali, conseguindo superar o segundo Ford oficial de Petter Solberg, que não está muito longe, mas também fez um rali de recuperação, depois de algumas classificativas não tão bem conseguidas. Já passou o russo Evgueny Novikov, mas estes três pilotos andam muito juntos, logo, muita coisa pode acontecer no dia de amanhã.

Chris Atkinson, no seu Ford Fiesta da Monster, está a ter um bom regresso ao WRC, embora esperava estar mais perto dos seus adversários. Está a 51 segundos de Novikov e não consegue descolar do Citroen DS3 WRC de Nasser Al-Attiyah, o nono classificado e a apenas 18 segundos do australiano. Armindo Araujo fecha o "top ten" com o seu Mini JCW WRC, já distante do 11º e melhor S2000, Sebastien Ogier.

Amanhã continua o Rali do México. 

Sem comentários: