sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Apresentações 2013: o Ferrari F138

Em Maranello, e um dia depois da McLaren, a Ferrari apresentou a sua nova montada, o F138. A designação assim dada serve para dar relevância ao ano e ao numero de cilindros do motor, que vai ser este o seu último ano de atividade. Sem "bico de pato" - mas provavelmente escondido, como foi no caso da McLaren - o modelo foi integralmente desenvolvido no túnel de vento em Colónia, nas instalações da Toyota, pois o seu túnel de vento está por estes dias a ser recalibrado.

Tudo isto para que sejam imediatamente competitivos: “O objetivo passa por ter de imediato um monolugar competitivo, o que não sucedeu nos últimos anos.”, referiu Stefano Domenicali, patrão da equipa.

Desenhado por Nicolas Tombazis, e com a direção do projeto a cargo de Simone Resta, o F138 é uma clara evolução do F2012, ainda que tudo tenha sido revisto, nomeadamente na traseira, que foi redesenhada, bem como a entrada de ar dinâmica e os flancos laterais. Tudo isto com o objetivo de maximizar o desempenho, mas mantendo as características que foram a base da sua extrema fiabilidade na última temporada.

Felipe Massa, que vai ser o primeiro a experimentar o carro, nos testes de Jerez, afirma estar confiante: "Espero que a primeira impressão do carro seja boa na pista também e que possamos ter condições de trazer muitas vitórias e muito títulos à equipe no fim do ano", começou por afirmar.  "Estou muito preparado, mais centrado. Tenho treinado muito também. A segunda parte do campeonato do ano passado foi uma evolução, uma grande melhora, aumentei minha capacidade de concentração e, para mim, espero continuar muito forte também em 2013", concluiu.

O facto de Massa estar ao volante no primeiro teste da temporada, em Jerez, é algo que não preocupa Fernando Alonso: “Vou acompanhar os testes com grande interesse e vou prestar atenção em toda informação que vamos trazer de Jerez. Nas próximas semanas, certamente vou me concentrar na preparação para o campeonato. Estive muito ocupado em dezembro e janeiro, e até há uma semana nós estávamos envolvidos nas atividades”, começou por afirmar.

Nós temos muita sorte que haja um grande nível de confiança entre nós. Nós confiamos uns nos outros explicitamente. Temos uma grande equipa, não temos apenas uma pessoa”, concluiu.

Quanto à temporada, Alonso foi honesto: “Acho que será muito difícil repetir a temporada passada, quando nós vimos sete vencedores nas sete primeiras corridas do ano. Acho que isso foi uma exceção. Com novas regras, a Formula 1 foi muito diferente. Na segunda metade da temporada, com as coisas mais estabilizadas, as equipes da frente se estabilizaram”, disse o bicampeão do mundo.

Sem comentários: