quinta-feira, 19 de março de 2020

Automobilismo e o coronavirus: As atualizações do dia 19

Neste Dia do Pai totalmente fechado em casa, com o mundo a passar o pior da tempestade, duas novidades sobre a formula 1 foram divulgadas. A primeira é que todas as corridsas de maio foram adiadas para mais tarde. Isto significa que os GP's dos Países Baixos, de Espanha e do Mónaco vão ser realizados noutra data e agora, a prova de arranque do campeonato será em Baku, no GP de Azerbeijão, marcado (por agora) para o dia 7 de junho.

E tudo isto no dia em que Alberto II do Mónaco foi testado como positivo para o coronavirus. A casa real monegasca disse que os sintomas são ligeiros e ele vai ficar em casa a recuperar.

Entretanto, as equipas e a FIA decidiram que as mudanças que estavam previstas para 2021 serão adiadas por um ano, embora tenham decidido que o teto orçamental continua em vigor na próxima temporada. A medida ainda tem de ser aprovada pelo Conselho Mundial da FIA, mas praticamente está decidido.

Quem também anunciou o seu adiamento foi a organização do Pikes Peak, a mais famosa corrida de montanha do mundo. Eles disseram que do dia 28 de junho, a prova acontecerá agora a 30 de agosto. Isto é... se acontecer.

"Com um total reconhecimento e entendimento relacionados à situação atual do Coronavírus, nosso Conselho de Administração decidiu adiar a nossa Corrida para as Nuvens até 30 de agosto", disse Tom Osborne, Presidente da Pikes Peak Hill Climb, no seu comunicado oficial.

Como todos os americanos entendem nesses tempos difíceis, existem inúmeros fatores que podem influenciar a decisão de adiar, cancelar ou reagendar os principais eventos desportivos, nacional e internacionalmente - incluindo a corrida internacional em Pikes Peak. A segurança de nossos concorrentes, fãs, voluntários e parceiros é a nossa maior preocupação à medida que avançamos.

De uma certa forma, estas medidas eram esperadas, pois a pandemia está ainda na sua fase ascendente. Mas em relação ao campeonato, é muito provável que os adiamentos não se vão ficar por ali e já se deve considerar que corridas ficam e quais serão as que cairão, adiados para 2021. Não ficaria surpreso se existisse uma mini temporada de doze corridas, todas na Europa. Veremos.

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