terça-feira, 17 de março de 2020

Automobilismo e o coronavirus: As novidades do dia 17

No dia 17, com todas as atividades paralisadas devido ao coronavirus, algumas novidades no que respeita ao automobilismo, enquanto dura esta emergência. 

Com a W Series a cancelar o seu teste marcado para Valencia - e provavelmente parte da temporada deve ser adiada, pois faz parte do DTM - outras competições fazem contas do que aí vêm e tentam corrigir os erros cometidos e recuperar um pouco a reputação.

E isso é o que diz respeito à Formula 1, onde depois da "debacle" em relação ao GP da Austrália, Chase Carey, o homem forte da Liberty Media e da FOM, veio esta terça-feira a público pedir desculpas aos fãs por terem subestimado a gravidade da situação, que levou não só ao cancelamento do Grande Prémio a 72 horas da prova, como também levou ao adiamento das outras provas, fazendo com que o inicio passe a ser agora a 3 de maio, em Zandvoort, nos Países Baixos. 

Eis o conteúdo da carta na íntegra: 

“Caros fãs da Formula 1,

Queríamos dividir algumas ideias e perspectivas a partir da semana passada, neste momento que lidamos com a pandemia de coronavírus.

Em primeiro lugar, nossa prioridade é a saúde e a segurança dos fãs, equipes e organizadores da Fórmula 1, bem como da sociedade como um todo.

Pedimos desculpas aos fãs afetados pelo cancelamento na Austrália, bem como pelo adiamento das outras provas até o momento. Essas decisões estão sendo tomadas pela Fórmula 1, pela FIA e por nossos promotores locais em circunstâncias que mudam e evoluem rapidamente, mas acreditamos que sejam as corretas e necessárias. Também queremos estender nossos pensamentos para aqueles que já foram afetados, incluindo aqueles da família da Fórmula 1.

Reconhecemos que todos querem saber o que virá a seguir para a Fórmula 1 em 2020. Não podemos fornecer respostas específicas hoje, dada a fluidez da situação. No entanto, planejamos iniciar a temporada do campeonato de 2020 assim que for seguro. Estamos trabalhando diariamente com especialistas e autoridades, enquanto avaliamos como avançamos nos próximos meses. Manteremos você atualizado e forneceremos os detalhes o mais rápido possível no Formula1.com.

Agradecemos seu apoio e compreensão e desejamos a você e sua família tudo de bom.

Atenciosamente”

Entretanto, no WRC, o "buraco" de dois meses está a ser cumprido, mas hoje surgiram indicações de que o Rali de Portugal poderá ser adiado. A prova, marcada para a terceira semana de maio, acontece duas semanas antes do Rali da Sardenha, e Yves Matton revelou que em relação à data da prova portuguesa há "poucas chances da situação evoluir até então. Com o bloqueio logístico existente, não é possível organizar um evento ou o que quer que seja.", disse à francesa Auto Hebdo.

Contudo, a mesma pressão está a ter a prova italiana, já que a crise por ali é mais grave ainda, e as coisas poderão levar algum tempo até ao regresso à normalidade. Apesar de muitos esperarem que em maio, o pior já tenha passado, muitas das restrições que foram agora colocadas poderão ainda estar vigentes.

Mas nesse caso, Carlos Barbosa, presidente do ACP, logo, o organizador do Rali de Portugal, já pediu calma às pessoas sobre essa possibilidade. "Ainda é muito cedo para se tomar uma decisão. Faltam dois meses. Aguardemos com calma e sem stress.” disse, em declarações ao site regiao-sul.pt.

Sem comentários: