domingo, 15 de março de 2020

Motores e o coronavirus: As novidades do dia 15

Dia 15, e há mais novidades em relação aos eventos que foram cancelados e à vida que está, neste momento, interrompida, se quiserem.

Como é sabido, o rali do México era a única prova que estava a acontecer, no meio dos adiamentos e cancelamentos. Mas no final do dia de sábado, a prova foi encurtada devido a receios de que o espaço aéreo da Alemanha e da França fossem encerrados nesse dia, e assim sendo, as classificativas de domingo foram canceladas. Sebastien Ogier foi o vencedor, provavelmente na última prova importante que irá acontecer nos próximos tempos, na frente de Ott Tanak e Teemu Suninen.

Entretanto, aqui em Portugal, o rali de Mortágua previsto para os dias 16 e 18 de abril, foi adiado "sine die", acompanhando o rali dos Açores, que também já tinha sido adiado. 

No campo da Formula 1, surgiu noticia na sexta-feira de que Lewis Hamilton tinha estado num evento, em Londres, e posou ao lado da mulher do primeiro ministro canadiano Justin Trudeau. Alguns dias mais tarde, a mulher resultou positivo para o CoVid-19, e também o seu marido, acabando ambos isolados em quarentena. Logo, o piloto britânico estava preocupado com a sua saúde.

Ao mesmo tempo, o site motorsport.com deu mais pormenores sobre as razões do cancelamento. Depois da votação da madrugada, que acabou em empate entre equipas, e de Ross Brawn ter dito que as atividades continuariam na sexta-feira em termos de avaliação, Toto Wolff recebeu um telefonema de Olla Kallenius, o chefe da Mercedes, a meio da noite, que o informou do impacto que o coronavirus estava a ter na Europa. 

A conversa deixou Wolff indeciso - apesar de Kallenius ter dito que cabia a ele a última palavra - e depois, telefonou a Brawn para dizer que tinha mudado de opinião. Eles tinham votado a favor da corrida, e agora apelariam ao seu cancelamento. Por essa altura, a Ferrari, que tinha votado contra, tinha deixado Sebastian Vettel tomar voo de regresso à Alemanha, e assim deixando implícito que não iriam correr com um dos seus carros, juntando-se assim à McLaren, que tinha renunciado depois de um dos seus membros ter testado positivo para o coronavirus.

Por agora, é tudo. Alguns pilotos andam a correr em provas virtuais na Net, com dezenas de milhares de pessoas a assistir, enquanto se espera que a tempestade passe. 

Sem comentários: