quarta-feira, 18 de março de 2020

Motores e o coronavirus - As atualizações do dia 18

Algumas novidades em relação ao automobilismo. Hoje soube-se que as 24 Horas de Le Mans foram adiadas para setembro, mais concretamente para os dias 19 e 20, a primeira vez que é adiado desde 1968, quando os eventos de maio obrigaram a um adiamento de três meses. Veremos se mantêm a data, o que significa que o calendário da temporada 2020-21 será fortemente alterada.

No campo da Formula 1, decidiu-se que a pausa de verão seria antecipada para agora, o que significará que haverá Grandes Prémios em agosto, para compensar a paragem forçada. 

"Tendo em vista o impacto global do coronavírus COVID-19 que atualmente afeta a organização dos eventos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, o Conselho Mundial de Automobilismo aprovou uma alteração no Regulamento Esportivo da FIA de Fórmula 1 2020, mudando o período de encerramento de verão a partir de julho e agosto a março e abril, estendendo-o de 14 para 21 dias."

"Todos os concorrentes devem, portanto, observar um período de paralisação de 21 dias consecutivos durante os meses de março e / ou abril."

"A mudança foi apoiada por unanimidade pelo F1 Strategy Group e pela F1 Commission", termina o comunicado.

Entretanto, Jean Todt, presidente da FIA, decidiu lançar uma mensagem para o público sobre a doença e a consequente paralisação dos campeonatos. Ele expressou a sua solidariedade para todos os cidadãos do mundo, em especial para a aqueles que colaboram com o desporto motorizado ou com o automobilismo em geral:

Queridos amigos, como o mundo está a passar por uma pandemia histórica, quero dizer-lhes o quão estou perto de todos vocês. Como sabemos, a situação é crítica e está em constante evolução. Proteger as pessoas deve ser a prioridade. Gostaria de expressar meu apoio e solidariedade a todos os cidadãos e àqueles que contribuem para o automobilismo e a mobilidade. Como vocês sabem, tivemos que cancelar ou adiar eventos agendados para as próximas semanas e, neste estágio, não temos uma visão clara de quando nossas vidas voltarão ao normal.”, começa por dizer a mensagem.

É nossa responsabilidade compartilhada tomar todas as medidas necessárias, e peço-vos encarecidamente a cumprir rigorosamente as instruções de segurança da OMS e as dos vossos governos nacionais.

Somente a nossa disciplina individual nos permitirá superar esse vírus. Juntos, conseguiremos”, concluiu.

Sem comentários: