A IndyCar corre para 17 corridas no seu calendário para 2024, menos sete que a Formula 1 - mas eles têm um calendário mais compacto, entre fevereiro e setembro - e esta semana,
o jornal Indianápolis Star falou que existe a chance de um evento extra-campeonato a acontecer no estrangeiro, algo que não acontece desde 2008. E que poderão estar a almejar corridas na América do Sul, nomeadamente Argentina e o Brasil.
“A Argentina é uma conversa em desenvolvimento que [tem tudo para] ser promissora”, começou por afirmar Mark Miles, CEO da IndyCar. Miles, que fez uma viagem ao país no final de março deste ano com Ricardo Juncos, mais o vice-presidente da PEC, Michael Montri, e Tony Cotman, o designer de pistas de corrida, do qual a IndyCar se apoiou para vários projetos nos últimos anos. “Recebemos muitos ‘recebidos’, mas muitos deles não fazem sentido para nós, quando você pensa sobre nosso pensamento atual de que [uma corrida internacional] não deveria acontecer durante o campeonato. E quando você pega, digamos, a Europa, quando funciona em quais países da Europa Ocidental, em termos de clima? Nunca se passam [menos de] seis meses sem que alguém ou alguém em nome de alguém não entre em contato [de uma nova entidade que deseja sediar uma corrida].”, continuou.
De facto, a IndyCar esteve em Termas de Rio Hondo para avaliar a viabilidade de uma corrida por lá, e a demonstração foi bem concorrida, com 40 mil pessoas a assistir, mostrando a paixão que os argentinos tem pelo automobilismo.
Miles afirmou que as noticias sobre a possibilidade de uma corrida em Interlagos em junho de 2024 são "prematuras", porque as conversações, embora existentes, estão ainda numa fase inicial.
“Eu não diria que estamos numa [conversação longa] com o Brasil como estamos [neste momento] com a Argentina”, disse Miles. “Pode ser porque ainda não nos conectamos realmente, mas não tivemos nenhuma conversa substantiva lá.”
Miles afirmou que em 2024 haverá 17 corridas, e que uma delas poderá ser Milwaukee, no regresso da oval que lá existe. Ou seja, para acontecer, Iowa poderá deixar de ser uma jornada dupla para ser uma singular. Contudo, circuitos como Portland, tem o contrato com a IndyCar a terminar nesta temporada, e as conversações para a sua renovação estão a caminho. Roger Penske e Mark Miles também andam a falar com os donos de Road America no sentido de voltar a acolher a competição, que não vai lá desde 2015. Contudo, isso só acontecerá se poderem fazer algumas modificações a nível de segurança.
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