segunda-feira, 3 de julho de 2023

WRC: Latvala está de regresso ao volante


Aos 38 anos, e depois de três anos e meio fora de um carro, Jari-Matti Latvala está de regresso ao volante no rali da Finlândia, que se realizará no próximo mês, num Toyota Yaris Rally1. Ele irá experimentar o carro e deixará as rédeas do comando da Toyota Gazoo Racing para Akio Toyoda.

Bem, a história começou, penso eu, após o final da época de 2022, quando estava no Japão a falar com o ‘Morizo’ (Akio Toyoda), o nosso Presidente,” revelou Latvala. “Eu disse que tinha o sonho de experimentar um carro de Rally1, porque nos últimos 20 anos experimentei todos os World Rally Cars e todas as evoluções desses carros, mas não tenho experiência de Rally1 e gostaria de experimentá-lo antes dos 40 anos." continuou.

"Morizo disse: 'Sim, temos de o fazer, vamos fazê-lo!' Mas não chegámos a acordo sobre quando o faríamos. Depois, para esta época, tínhamos este quarto carro disponível para alugar e, de repente, já no início do ano, o Akio disse: 'Hmm, podemos fazê-lo este ano, vamos fazê-lo este ano!' Depois ele também disse que viria ao Rali da Finlândia e pensámos que talvez fosse uma boa ideia. Foi assim que chegámos a acordo”, concluiu.

O acordo é que Toyota tomará conta da equipa durante este rali, enquanto o  Latvala se concentra nos seus deveres de piloto. Questionado sobre as suas expectativas para a sua estreia no Rally1, o finlandês admitiu que o prazer será a principal prioridade: 

O meu objetivo é sorrir depois de cada troço”, disse Latvala, “e se ficarmos entre os cinco e os dez primeiros, ficarei muito feliz. Vou fazer um dia de testes, entrar no carro e depois fazer a prova imediatamente. Não é assim tão fácil entrar no carro apenas com um dia de testes. Mas, de qualquer forma, trata-se mais da experiência e da desfrutar. Não estou a construir uma nova carreira como piloto. Temos de vir com a mentalidade de que estamos aqui para desfrutar e partilhar a paixão pelos ralis e as grandes emoções. É por isso que se eu disser que estamos entre os cinco e os dez primeiros, atingimos realmente o nosso objetivo.”, concluiu.

O rali da Finlândia acontecerá entre os dias 3 e 6 de agosto, e ali, serão percorridos 320,56 quilómetros de competição ao longo de 22 especiais.

Sem comentários: