sábado, 31 de agosto de 2019

The End: Anthoine Hubert (1996-2019)

O piloto francês Anthony Hubert morreu esta tarde durante a primeira prova da ronda dupla de Formula 2 em Spa-Francochamps, vítima de um acidente múltiplo na segunda volta, na curva Radillon. Hubert envolveu-se numa carambola com o seu compatriota Giuliano Alesi - filho de Jean Alesi - o americano Juan Manuel Correa, o japonês Marino Sato e o suíço Ralph Boshung. Transportado para o centro médico do circuito, a morte do piloto foi confirmado hora e meia depois pela FIA.

"A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lamenta informar que um incidente grave envolvendo os carros nº 12 [Juan Manuel Correa], 19 [Anthony Hubert] e 20 [Giuliano Alesi] ocorreu às 17:07 de 31 de agosto de 2019 como parte da corrida de sprint de Fórmula 2 da FIA no Spa -Francorchamps, 17ª ronda da temporada.

A cena foi assistida imediatamente por equipas médicas e de emergência, e todos os pilotos foram levados ao centro médico.

Como resultado do incidente, a FIA lamenta informar que o motorista do carro nº 19, Antoine Hubert (FRA), sucumbiu aos ferimentos, falecendo às 18:35.

O piloto do carro nº 12, Juan-Manuel Correa (EUA), está em condição estável e está sendo tratado no hospital CHU de Liège. Mais informações sobre sua condição serão fornecidas quando estiverem disponíveis.

O piloto do carro nº 20, Giuliano Alesi (FRA), foi verificado e declarado [como] apto no centro médico.

A FIA está apoiando os organizadores do evento e as autoridades relevantes, e iniciou uma investigação sobre o incidente."

A corrida foi cancelada de imediato.

Nascido a 22 de setembro de 1996 em Lyon, Hubert começou a correr no karting aos doze anos de idade. Vice-campeão em 2010 do CIK-FIA Karting Trophy, foi terceiro classificado no campeonato do mundo de sub-18 em 2011 e 2012. 

Em 2013, foi para a Formula 4 francesa, e ali acabou como campeão, com onze vitórias e treze pódios. No ano seguinte, rumou para a Formula Eurocup 2.0 pela TechRacing, e em 2015 venceu por duas vezes, terminando no quinto lugar do campeonato. Em 2016, passou para o Europeu de Formula 3, pela Van Amersfoort Racing, acabando no oitavo lugar, com 160 pontos, três pódios, um deles uma vitória em Norisring.

Em 2017, passou para a GP3, pela ART Grand Prix, acabando a primeira temporada com três pódios e o quarto lugar da classificação geral, para no ano seguinte ser campeão, com duas vitórias e mais nove subidas ao pódio. Acabou por ser o último campeão da GP3, que se fundiu com a Formula 3 europeia. Nesse ano, tornou-se piloto da Renault Sport Academy, e fez com que em 2019, se tornasse piloto da Formula 2 pela BWT Arden, ao lado da colombiana Tatiana Calderon.

A sua temporada de estreia estava a ser digna, com duas vitórias, uma no Mónaco, e outra em Paul Ricard, e estava no oitavo lugar da classificação geral.