quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um tributo a uma lenda do automobilismo americano

Viveu aquilo que muitos consideraram como "a era dourada da Formula 1", uma era tão fantástica como perigosa. A sua carreira prolongou-se ao logo de toda uma década e correu por quase todas as grandes marcas europeias: Ferrari, Porsche e BRM. Foi o primeiro vencedor na Formula 1 por três marcas, incluindo a sua. O seu estilo de condução, considerado como "fluido" pelos seus adversários, fê-lo ser temido pelo melhor da sua geração, o escocês Jim Clark.

Dan Gurney, uma das lendas do automobilismo americano e Mundial, faz hoje 80 anos. Venceu na Formula 1, NASCAR e Indy Car, foi um dos pilotos que venceu no Ford GT40 nas 24 Horas de Le Mans, numa "all american victory", com uma lenda de Indianápolis, A.J. Foyt. Isso aconteceu em 1967, aquele que foi provavelmente o seu melhor ano da sua carreira.

Desde 1965 que Gurney, em colaboração com Carrol Shelby, e com o financiamento da marca de pneus Goodyear, estava a dirigir a Anglo American Racers, com motores V12 de 3 litros feitos pela preparadora Westlake. Os chassis eram chamados oficialmente de Eagle, e Gurney tinha pedido a Len Terry, o homem que desenhou o Lotus 32 que tinha ganho as 500 Milhas de Indianápolis em 1965 com Jim Clark, para desenhar o Eagle T1G. Inicialmente correream nos Estados Unidos, mas foi na Europa que conseguiu os seus maiores feitos, especialmente quando venceu o GP da Belgica de 1967, em Spa-Francochamps. Foi o seu ponto mais alto da sua carreira.

Em 1969, abandonou a Europa e foi para os Estados Unidos para cuidar da sua equipa nas paragens americanas, tornando-se numa das mais bem sucedidas de sempre. E foi no inicio dos anos 70 que Gurney fez a sua contribuição para o automobilismo, com um dispositivo aerodinâmico chamado apropriadamente de "Gurney flap". Basicamente é um dispositivo colocado no fim da asa traseira no sentido de acrescentar um "downforce" mais eficaz no eixo traseiro, onde normalmente fica situado. E um dispositivo do qual passa despercebido, mas do qual ninguém passa sem ela.

Mas não foi só nisso que foi pioneiro. Sempre um arauto da segurança, ele foi o primeiro piloto a experimentar um capacete integral, quando a Bell lhe deu um capacete para o experimentar no GP da Alemanha de 1968, ainda corria na Eagle. A sua All American Racers correu até 1999 na CART, competição que ajudara a fundar vinte anos antes, em 1979. Após isso, retirou-se da competição, mas os seus contributos para o automobilismo são inestimáveis. Em suma, é uma lenda viva do automobilismo.

Feliz Aniversário, Dan Gurney!

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