domingo, 25 de novembro de 2007

Mundial 2010: Hoje foi dia de sorteio

Depois do Europeu, preocupamo-nos com o Mundial. Como sabem, estra tarde decorreu em Durban o sorteio dos grupos para o apuramento para o Campeonato do Mundo de futebol, que decorrerá em Junho de 2010 na África do Sul.


A particularidade deste sorteio para nós, que eramos cabeças de série do grupo europeu (graças ao nosso oitavo lugar no "ranking" de FIFA), era saber que "tubarões" é que nos poderiam calhar no caminho do Mundial sul-africano, que desta vez apura directamente uma selecção, sendo que o segundo classificado de cada grupo (desta vez são nove) terá que jogar um "play-off" entre si para ficar com os restantes lugares de apuramento.


E o que é que calhou a nós? Bom, como na qualificação para o Europeu, tivemos que viajar até quase ao centro do Mundo (Cazaquistão) para podermos jogar (Arménia e Azerbeijão também faziam parte desse pacote), o que mais se desejaria era evitar de novo viagens longas. E esse desejo foi cumprido: em vez de viajarmos para Leste, viajamos para Norte, pois vamos jogar contra Suécia e Dinamarca!


Eis o grupo completo:


GROUP 1


PORTUGAL
SWEDEN
DENMARK
HUNGARY
ALBANIA
MALTA


É um grupo que, à partida, é fácil. Até posso dizer que é um grupo simpático, pois com uma Dinamarca em decadência e uma Suécia que, apesar de ser boa, não é aquilo que foi nos naos 90 (Dahlin, Andersson, Larsson) ou a Dinamarca campeão da Europa em 1992 (Schmichel, manos Laudrup), mas tem agora Thomasson. E claro, a Hungia de hoje é uma pálida sombra daquela que foi nos anos 50... Em suma, à partida, temos tudo a ganhar. Depende de nós mesmos uma terceira qualificação consecutiva para o Campeonato do Mundo.

Um outro espaço para as restantes selecções lusófonas. Se na América do Sul, já decorre os jogos de qualificação no unico grupo que reune as 10 selecções que fazem parte (neste momento, após quatro jornadas, o Paraguai é o lider), na Africa, era interessante saber o destino que tiveram as selecções lusófonas. Sendo que São Tomé e Principe desistiu de participar, por falta de dinheiro, e Guiné Bissau perdeu nos jogos de pré-eliminatória com a Serra Leoa (0-1; 0-0), restavam Cabo Verde, Moçambique e Angola.


Ora, os angolanos tem a tarefa mais facilitada, ao jogarem no grupo 3 com Benim, Niger e Uganda; já para Cabo Verde e Moçambique, as coisas não são tão fáceis assim. Os cabo-verdianos vão jogar com Camarões, Mauricia e Tanzânia, no Grupo 1, e Moçambique joga no Grupo 7 com Costa do Marfim, Botswana e Madagascar. A razão para este tipo de sorteio é por causa do CAN 2010, que será disputada em Angola (logo, o segundo classificado desse grupo é apurado automaticamente, pois Angola é organizadora) E vai ser nessa competição que se saberá quem são as quatro selecções africanas que acompanharão Africa do Sul no Mundial.


E pronto, acho que todos ficaram contentes com o sorteio. Que comecem os jogos!

1 comentário:

Rogério Magalhães disse...

Não sei, numa primeira leitura quando vi na net, não gostei de Suécia e Dinamarca no grupo, apesar de um tanto decadentes, podem criar problemas... ainda mais porque não são os dois primeiros que passam automaticamente, só o primeiro... e veja o sufoco que Portugal teve nas eliminatórias da Eurocopa, com um time ainda em formação... poderia ter sido pior, podia ter vindo uma Inglaterra... mas tá bom, não dá para escolher... avante, Portugal!!!