segunda-feira, 2 de abril de 2007

Malásia - Terra e História

A Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da Península Malaia e ilhas adjacentes e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A sua superfície total é de 329.750 km quadrados, onde vivem 25,180 milhões de pessoas. A sua capital é Kuala Lumpur, e é uma monarquia. A sua moeda é o ringitt.

A Malásia tornou-se conhecida pelos europeus no inicio do século XVI graças aos portugueses. Em 1515, Afonso de Albuquerque tomou a cidade de Malaca, onde ficaram até 1641, algura em que os holandeses tomaram conta da cidade. Em 1824, a peninsula malaia tornou-se uma colónia britânica. Em 1942, os japoneses invadiram e ocuparam toda a Malásia, até Singapura. Essa ocupação terminou com o final da II Guerra Mundial, onde os ingleses decidiram dar autonomia, criando uma Federação da Malásia, que se tornou independente em 1957. Nessa Federação fazia parte a cidade-estado de Singapura, que se separou em 1965.

Em termos politicos, a Malásia é uma federação de sultanatos, e o chefe de Estado é eleito entre os Sultões, de cinco em cinco anos, numa eleição colegial. O primeiro-ministro e o Parlamento são eleitos por sufrágio universal. Apesar da Malásia ser uma democracia, na prática, existem muitas restrições em termos de liberdades cívicas, especialmente porque é um país de maioria muçulmana, logo, existe censura em aspectos de gosto (a nudez é proíbida, por exemplo) Contudo, somente 53% da população é de origem muçulmana. 41% é budista, 7 por cento é de origem hindu, e 7 por cento é de origem cristã.

Sem comentários: