sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Tentando explicar as mudanças no regulamento

Muita gente estava à espera do que iria sair da reunião de hoje no Mónaco, especialmente sobre os motores a partir de 2013. E pelo que vi e li após a conclusão desta reunião... não direi que a montanha pariu um rato, porque teremos os "tais" motores de 1.6 Litros, de 4 cilindros em linha, com biocombustiveis a partir da biomassa. Mas os regulamentos vão para além dos motores, porque existem objectivos mais imediatos, como as caixas de velocidades, as ordens de equipa, os pneus, as comunicações por rádio, etc, etc.

E em relação a esses, alinho com a maioria: trocaram seis por meia dúzia. Mas vou tentar interpretar os novos regulamentos por partes, com a ajuda do Mike e do Ico.

1 - O fim das ordens de equipa e a maior opção de punições aos fiscais em caso de infração.

Confesso temer o pior. Lembram-se da vitória da Ferrari em Indianápolis 2002, uns meses depois de Zeltweg? Acho que isso foi tão ou pior que em paragens austriacas, parecia um (mau) filme produzido por Jerry Bruckheimer. Fica ao critério das equipas dizer quem é o piloto numero um e o piloto numero dois, e no caso da Ferrari, vão ditar isso logo antes da primeira corrida.

Contudo, o adendo do comunicado da FIA sobre esta parte é susceptivel de causar confusões no futuro. Qualquer polémica está agora sujeita ao artigo 151, alinea c, e no geral refere que "quaisquer acções que prejudiquem o desporto serão penalizadas". Demasiado nebuloso, não é? Não dizem que sanções seriam aplicadas se o Felipe Massa armar-se novamente em "1C" perante Fernando Alonso. A Ferrari seria obrigada a fazer, o quê, dez flexões no meio da pista? Ou ser multada e doar o dinheiro para caridade? Sinto que estas alterações foram a pior emenda do que o soneto...

2 - Pit Lane e Safety Car

Para evitar as polémicas de 2010, decidiu-se que o pit-lane estaria fechado por motivos de segurança, quando o Safety Car estiver na pista. Falta esclarecer quando e em que circunstâncias, ou se quiserem, deixam isso ao critério do Charlie Whitting. Outa regra que pode piorar a emenda do que o soneto. E a largura do pitlane vai ser regulada, para impedir a situação vivida por Lewis Hamilton e Sebastien Vettel no GP da China, en que se duelaram, algo que a FIA classificou de... perigosa.

3 - Caixas mais duraveis e quantidade de motores por temporada.

Para além do motor 1.6 Turbo em 2013, este tem de durar, a partir de 2014, cinco corridas no minimo. Se a temporada tiver vinte corridas, serão quatro motores por ano. E como a partir de 2011 os pilotos terão um máximo de cinco caixas de velocidades por ano, até estou de acordo, afinal, tem a ver com a filosofia da contenção de custos. E em principio, em 2013, o combustivel será biológico, mas de um biocombustivel produzido a partir da biomassa. Francamente não sou fã, por saber que boa parte vêm de plantas cultivadas com esse objectivo, e pelo seu impacto, faz mais mal do que bem. Mas se vier da biomassa, ou seja, os desperdicios (lixo, óleos usados, palha...) porque não? Mas francamente, seria melhor se fossem movidos a hidrogénio.

Há outra coisa interessante, dita pelo Ico: placas anti-intrusão nos chassis para a segurança dos pilotos, especialmente nas pernas. É certo que são raros, mas acontecem. Timo Glock, em Suzuka 2009, teve um acidente destes. Mais um passo para a invulnerabilidade dos carros.

4 - Partes móveis, nomeadamente a asa traseira

A FIA decidiu refinar as regras, no sentido de evitar "loopholes" e consequentes polémicas que poderiam haver com este novo dispositivo. O facto de ele poder estar a menos de um segundo do piloto que estiver atrás de si para poder mexer nela, as alturas em que podem usar tal dispositivo, os testes de flexibilidade, etc, foram definidas. Claro, definir as regras a meio de Dezembro, a pouco mais de um mês das primeiras apresentações, pode ter causado mais algumas dores nas cabeças de Ross Brawn, Adrian Newey e Mike Gascoyne, entre outros, mas veremos no que irá dar.

5 - Comunicações

Em 2012, as emissoras podem ouvir as transmissões de qualquer equipa. Em suma: liberdade total para ouvirem as táticas e os desabafos dos pilotos, engenheiros e directores de equipa. Porque é que tenho a sensação que teremos muitos videos feitos a cada corrida?

Para finalizar, deixei uma regra do qual transcrevo aquilo que o Ico disse sobre ela:

"Revisões às condutas de pilotagem e dos pilotos - essa é um efeito do episódio do 'burnout' de Lewis Hamilton na saída do GP da Austrália. Uma bobagem sem fim, parece que a FIA quer vigiar a conduta dos pilotos nas ruas, mas em suas vidas privadas. Oras, para isso existem as polícias locais. Depois de ter um ex-presidente exposto tomando chibatadas de cueca, quem é a FIA para vigiar a vida pessoal dos outros?"

Não quero dizer que a FIA pariu um rato, mas creio que estas alterações, tirando os motores, as caixas e as comunicações, o resto é demasiado nebuloso para os leigos. Fazem-me lembrar os famosos clássicos do "penalty": fora ou dentro da área? mão na bola ou bola na mão? Algo me diz que sobre isso, escreveremos muitas linhas ao longo de 2011 e seguintes.

Sem comentários: