sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Algumas palavras sobre a minha experiência no Zeptem

Encontrei agora algum tempo para falar sobre isto e não perdoo a mim mesmo que só faça agora, mais de três semanas após ter acontecido. Contudo, na semana passada, houve alguns desenvolvimentos relacionados com este caso, e acho que por si só merecem que escreva este post.

Caso saibam, eu colaborava regularmente num sitio espanhol, o Zeptem. Fui para lá a convite do Martin Herzog, que gostou muito das coisas que escrevia e achava que valia a pena ter um toque estrangeiro no sitio colectivo, do qual lá estava o Luis Iriarte, o responsável pelo Formula 1 ALC. Era uma trabalheira traduzir os meus artigos para espanhol - os tradutroes do Google são horriveis e muitas das vezes tinha de ser eu a fazer as devidas correcções, e ainda havia quem reclamasse - mas fazia tudo com gosto.

Conheci pessoas otimas, especialmente um que se apelida de "Primo de Anónimo" (confesso que é um dos melhores nicknames que já vi na Blogosfera!) e achei que escrever ali foi mais uma otima experiência do qual posso dizer ter vivido.

Contudo, no inicio do ano, o Martin decidiu acabar com o site. Provavelmente estava cansado de batalhar nele e não ter o rendimento que julgava existir e não aparecer, é o velho problema. Fazer um site e tirar dividendos financeiros é uma tarefa muito dificil, e os que estão aqui e só conseguem mil ou dois mil "pageviews" por dia, mais os mecanismos existentes para receber algum do dinheiro que alegadamente conseguem "online" é burocrático e só dá prejuizo. Essas e outras razões levaram a que o Martin primeiro parasse o site, e depois dar por terminada a experiência. E é pena, confesso.

Claro, ele continua. Todos nós continuamos, porque temos os nossos blogs pessoais, os nossos "pet projects" do qual as outras coisas no qual nós participamos - no meu caso, a minha mais recente participação é o recém-inaugurado Pódium GP - são um bom complemento. Não tenho expectativas financeiras em relação a quaisquer um dos projectos em que me envolvo, mas tenho a ideia de que, qualquer dia, poderá haver algo que quebre esse ciclo e possa render algo. A ver vamos.

E já agora, eis o site do Martin e o do Primo. Mais dois sitios que merecem uma visita regular.

Sem comentários: