segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Os pontos a dobrar pode ser o próximo foco de tensão da Formula 1

A história dos pontos a dobrar na última corrida da Formula 1 da temporada causou, naturalmente, muitas ondas. Mas não se sabia ainda da posição de Bernie Ecclestone, e descobriu-se agora neste fim de semana que ele é manifestamente contra. Mas será que ele quer tirar os pontos a dobrar na última corrida e voltar tudo à normalidade? Não. Quer colocar os pontos a dobrar... nas últimas três corridas do ano. Pelo menos é isso que quer propor na reunião do Strategy Group, em janeiro.

Pessoalmente, a minha preferência seria para que as últimas três corridas valerem o dobro de pontos”, disse o dirigente ao jornal inglês ‘Daily Telegraph’. “Mas essa regra também poderá ser cancelada no próximo encontro do grupo, em janeiro. Acho que deveria ser as últimas três corridas ou nada. As últimas três etapas significariam que o campeonato continuaria interessante para todos – fãs, imprensa e televisão – até o final”, concluiu.

A proposta de Bernie Ecclestone poderá entrar em conflito com aquilo que Jean Todt propôs e que acabou por ser acordada - estranhamente por toda a gente, como disse na altura a Autosport britânica. Porém, com a maré de criticas que têm vindo a aparecer nas últimas semanas, parece que existe um recuo por parte dos construtores. Na passada sexta-feira, Luca de Montezemolo disse em Maranello que queria "ver para crer" e que se não desse, estaria a favor do seu cancelamento.

"Pessoalmente, tenho minhas dúvidas. A melhor maneira de discutir e descobrir pode ser fazer um teste de um ano e depois ver. Agora é muito cedo para dizer. Também não quero dar a impressão de que as equipes disseram sim para isso e, agora, nós vamos dizer que não. Apenas tenho dúvidas. Disse isso para [Jean] Todt e a Bernie [Ecclestone] em particular.", afirmou na altura.

Com as reações que existiram até agora, a história dos pontos a dobrar poderá estar condenada à nascença... ou até a ficar piores. Resta saber se isto não será uma forma de descredibilizar Jean Todt, o presidente da FIA, aos olhos do mundo, a favor de Bernie Ecclestone. Mas parece que o inverno europeu está a tornar-se quente...

Sem comentários: