sábado, 14 de junho de 2025

Formula 1 2025 - Ronda 10, Canadá (Qualificação)


A Formula 1, quando vai ao Canadá, raramente sai de lá aborrecido. Ao contrário de outros lugares, claro... mas desde 1978, quando foi para a pista que está na ilha de Notre Dâme, no outro lado do rio São Lourenço e da cidade de Montreal, e desde 1982, quando foi marcado para junho, poucos foram as corridas onde os espectadores saíram a queixar-se da corrida. Asfalto pouco abrasivo, pista relativamente estreita, e os muros muito perto da pista, no qual um erro poderá significar um fim de semana difícil, ou precocemente terminado, para excitação dos espectadores.

E com uma temporada como esta, as coisas prometiam ser agitadas. No Canadá, em especial, a McLaren tinha a concorrência do costume, mas nos treinos livres, quem andou a levar a melhor foi a Mercedes, especialmente George Russell.

Debaixo de um sol primaveril, e asfalto quente - 44,2 ºC à hora da qualificação - esta começava com Alex Albon a ser o primeiro a ir para a pista no seu Williams, a marcar voltas. Boa parte dos pilotos entrou para a pista com os moles, excepto os pilotos da Alpine, que escolherem os pneus médios para iniciar a sessão, bem como o Mercedes de Kimi Antonelli e o Aston Martin de Fernando Alonso.


Pierre Gasly começou a ser o primeiro a marcar tempo, mas logo depois, os tempos começaram a baixar, para Oscar Piastri a ser o melhor, seguindo por Lance Stroll. Mas a seis minutos do final, na mesma altura em que Max Verstappen subiu ao primeiro lugar, a sessão é interrompida por causa do Williams de Alex Albon, que perdera a cobertura do seu Williams, com este a estilhaçar na reta antes da meta. Bandeiras vermelhas, para que os comissários pudessem limpar a pista.

Por volta das 16:20 locais, a sessão regressou, com Lando Norris a marcar um tempo abaixo do 1.12 (1.11,826), com Piastri a marcar outro tempo abaixo do 1.12, mas inferior a Norris (1.11,939). Para piorar as coisas, Isack Hadjar prejudicou Carlos Sainz Jr quando este se lançava para uma volta rápida, para tentar entrar na Q2, e no final, o espanhol da Williams acabou por ficar para trás. Depois, os comissários desportivos atribuiram uma penalização de três lugares pela manobra.

No final, para além de Sainz Jr, Lance Stroll, Liam Lawson, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly foram eliminados da Q1.

Poucos minutos depois, começou a Q2, com Max Verstappen a destoar da concorrência quando foi para a pista com pneus médios, enquanto o resto da concorrência escolhia os pneus moles. O piloto da Red Bull começou bem, com um tempo que lhe valeu o primeiro lugar da tabela, seguido de Norris, Piastri, Leclerc e Hamilton.

O mais interessante disto tudo é passar a ideia de que os pneus médios pareciam ser mais eficazes que os mais moles, o que aconteceu, por exemplo, com George Russell. quando foi para a pista, para a sua volta final, decidiu calçar médios e assim, conseguiu fazer o melhor tempo da Q2, 1.11,750.

Do outro lado, os que ficaram com a fava: o Red Bull de Yuki Tsunoda, o Alpine de Franco Colapinto, os dois Haas de Esteban Ocon e Ollie Bearman e o Sauber de Nico Hulkenberg.

E agora, era a altura da Q3. Que começou alguns minutos depois.

Quando assim aconteceu, o primeiro a marcar um tempo relevante foi Charles Leclerc, que marcou 1.11,729, antes de Lando Norris ter feito mal a curva final e abortar a sua primeira tentativa, numa altura em que Piastri estava no topo da tabela de tempos, com 1.11,273. Pouco depois, Max Verstappen tirou 25 centésimos e era o primeiro. Nada mau para os primeiros quatro minutos desta parte final da sessão. Nesta altura, todos calçavam moles, excepto Albon, que tinha médios.

A parte final aconteceu com Norris a marcar um tempo, mas era sétimo, antes de gente como Alonso regressava à pista calçando médios. Piastri alcança 1.11,120, depois de uma excelente parte final, mas pouco depois, Max consegue 1.11,059 e se torna no melhor... provisoriamente. porque logo a seguir, apareceu George Russell e arranca 1.10,899, e assim conseguia a sua primeira pole-position da temporada. Pela primeira vez, nem McLaren, nem o carro de Max Verstappen estavam no topo da tabela de tempos. Nada mau! 


Amanhá é dia de corrida. A ideia de ter três pilotos de três equipas diferentes é algo bem interessante de se ver, e acho que será algo diferente de corridas anteriores. 

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