A temporada de 2027 está à esquina, e já foi apresentado o primeiro preparador independente: a Rally One. Fundado pelo experiente engenheiro de desporto automóvel Lionel Hansen, juntamente com o especialista de longa data do WRC, Yves Matton, em conjunto com a Prospeed, o projeto irá conceber, construir e homologar um carro de ralis com especificações WRC27 antes do novo ciclo regulamentar.
Para quem não sabe, o novo regulamento do WRC27 irá introduzir uma plataforma com custos controlados, limitada a 345 mil euros, apresentando uma célula de segurança e chassis tubulares, suspensão de duplos braços oscilantes, tração às quatro rodas e um motor de combustão interna sobrealimentado de 1,6 litros com utilização de combustível sustentável. E pelo menos, dez carros terão de ser construídos por temporada, pelo menos até 2030.
Hansen disse que o novo regulamento criou as condições para que projetos como o Project Rally One dessem o passo para a elite dos ralis.
"A introdução do regulamento WRC27 deu-nos a oportunidade de entrar no campeonato", revelou. "A nova estrutura técnica cria o ambiente certo para projetos independentes como o nosso, permitindo-nos desenvolver um automóvel de raiz e competir contra fabricantes ao mais alto nível."
O Diretor Desportivo Sénior da WRC Promoter, Peter Thul, afirmou que o momento do anúncio destaca o impulso crescente em torno do futuro do campeonato. "O facto de isto acontecer logo após o anúncio dos regulamentos do WRC27 confirma o desejo do mundo automóvel de fazer parte do auge dos ralis", começou por afirmar Thul.
"Enche-nos de confiança de que este será apenas o primeiro de muitos anúncios como este que se avizinham. Nós, como Promotor, estamos aqui para ajudar Lionel e Yves a alcançar as suas ambições e estamos certos de que a combinação de carros homologados para o WRC27 com os carros Rally2 existentes irá gerar uma das grelhas de competição mais fortes do WRC nos últimos tempos.", concluiu.
O Project One já disse que o carro teve um progresso significativo, com a arquitetura do chassis já concluída e a montagem do protótipo está em curso. Uma vez finalizado, o automóvel iniciará um extenso programa de desenvolvimento, incluindo mais de seis mil quilómetros de testes em terra e asfalto, antes da homologação. O primeiro teste está agendado para a primavera de 2026.
Do lado da FIA, Malcolm Wilson, vice-presidente de Desporto da FIA, afirmou que o projeto demonstrou o impacto de uma estrutura técnica mais acessível, enquanto o diretor técnico e de segurança da organização, Xavier Mestelan Pinon, o descreveu como um sinal precoce de que a visão do WRC27 se estava a traduzir num envolvimento real.
Do lado da FIA, Malcolm Wilson, vice-presidente de Desporto da FIA, afirmou que o projeto demonstrou o impacto de uma estrutura técnica mais acessível, enquanto o diretor técnico e de segurança da organização, Xavier Mestelan Pinon, o descreveu como um sinal precoce de que a visão do WRC27 se estava a traduzir num envolvimento real.
"O Projeto Rally One é um momento significativo para o Campeonato Mundial de Ralis da FIA", começou por afirmar Wilson. "Confirma que a mudança para uma estrutura técnica mais acessível e com melhor relação custo-benefício já está a gerar um novo envolvimento com o desporto. Atrair novos participantes é essencial para o crescimento a longo prazo do WRC, e é encorajador ver outros preparadores a prepararem-se para competir ao lado dos fabricantes de automóveis.", concluiu.
"Ao abrir a homologação para as preparadores e ao introduzir uma estrutura técnica de longo prazo e com melhor relação custo-benefício para a categoria, criámos um ambiente onde os preparadores podem entrar no WRC em igualdade de circunstâncias com os construtores", acrescentou Pinon.
"O Projeto Rally One ilustra exatamente o que esta visão foi concebida para alcançar e confirma que a nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA já começa a proporcionar o crescimento e a diversidade de que o desporto necessita."
Quanto à Prospeed Competition, que está a montar esta estrutura em colaboração com o Project One, é uma estrutura belga fundada em 2006 e que se tem dedicado às provas de Endurance, com apoio da Porsche. Yves Matton e Lionel Hansen estão a trabalhar com a equipa no projeto Porsche 992 Rally GT e Matton tem à sua responsabilidade a Porsche Rally GT Cup na Bélgica em 2026.
Quanto à Prospeed Competition, que está a montar esta estrutura em colaboração com o Project One, é uma estrutura belga fundada em 2006 e que se tem dedicado às provas de Endurance, com apoio da Porsche. Yves Matton e Lionel Hansen estão a trabalhar com a equipa no projeto Porsche 992 Rally GT e Matton tem à sua responsabilidade a Porsche Rally GT Cup na Bélgica em 2026.

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