sábado, 20 de dezembro de 2008

The End: Sam Tingle (1921-2008)

Eventualmente este nome não vos vai dizer muito, mas Sam Tingle era um dos muitos privados que nos anos 60 aproveitava a vinda da Formula 1 à Africa do Sul para medir forças com os pilotos que vinha de fora, já que nessa altura havia um... campeonato sul-africano de Formula 1. Mas não eram só sul-africanos que participavam. Também tinham pelo menos dois rodesianos que participavam nesta competição, Um foi John Love, o outro era Sam Tingle. Pois bem, Sam morreu esta sexta-feira na Cidade do Cabo, aos 87 anos.

Tingle nasceu em Manchester a 24 de Agosto de 1921, mas cedo mudou-se com os seus pais para a Africa do Sul, onde começou a correr em provas de montanha em 1946, após o fim da II Guerra Mundial. Quatro anos depois, Tingle mudou-se para a Rodésia (actual Zimbabwe), onde correu em várias corridas com MG's e ERA, até ficar com um Connaught, onde ganhou em 1959 o primeiro dos cinco campeonatos nacionais de automobilismo.

Quando a Africa do Sul passou a receber a Formula 1, Tingle foi um dos vários pilotos locais que inscreveu o seu carro, para bater de igual para igual com outros nomes como Graham Hill, Jim Clark, Bruce McLaren ou Jack Brabham, entre outros. Tingle correu com uma fabricação local o LDS (as iniciais de Lucas Douglas Seurrier, que também foi piloto), com motor Alfa Romeo. O seu melhor resultado foi um quinto lugar na edição de 1966, mas não contava para o campeonato.

Em 1967, ele e Love constituiram o Team Gunston, a primeira equipa que apresentou patrocinios numa prova oficial da Formula 1, no GP da Africa do Sul de 1968. A prova aconteceu no Dia de Ano Novo desse ano, e os carros da Lotus ainda estavam pintados de verde e amarelo, já que somente em Fevereiro que Jim Clark andou com as cores da Gold Leaf, na Tasman Series. O seu melhor resultado foi um oitavo lugar na edição de 1969, tinha ele... 47 anos!

Em 1970, um granve acidente durante uma prova local, no circuito de Kilarney, nos arredores da Cidade do Cabo, obrigou a abandonar a competição, mas continuou envolvido no automobilismo. Elaborou um circuito local no Zimbabwe, participou por várias vezes no Goodwood Festival of Speed, com o seu restaurado Brabham BT24. Hoje em dia vivia na Cidade do Cabo, refugio da maior parte dos zimbabueanos brancos que fugiram do regime opressor de Robert Mugabe, o unico presidente da pós-independência. Hoje em dia, um dos seus netos, Sam Tingle, actualmente com 16 anos segue as pisadas do avô no karting. Ars lunga, vita brevis, Sam.

1 comentário:

Paulo Gouvêa Jr. disse...

O que mais me impressiona, além desta história e deste piloto que eu ignorava completamente, foi o nível desta pesquisa. Muito bom, mesmo!