terça-feira, 16 de setembro de 2014

Comentando sobre o rumor do dia: Alonso na Red Bull, em troca com Vettel?

Os rumores - especialmente na Formula 1 - são o que são: rumores. E em Itália, tenho por vezes a sensação que demasiado Lambrusco faz com que eles tenham visões e vêm elefantes cor de rosa onde não devem ver nada. Digo isto porque o mais recente rumor conta que poderá haver uma troca entre pilotos da Red Bull... e da Ferrari. E envolve seis titulos mundiais: Sebastian Vettel com Fernando Alonso.

De acordo com o que leio no sitio do Flávio Gomes, uma emissora de de TV italiana diz que a troca poderá ser anunciada entre Singapura e Japão, ou seja, nos fins de setembro, principios de outubro, e as razões serão simples: Alonso quer o tricampeonato noutra equipa e fechar a sua carreira com chave de ouro, enquanto que Vettel poderia por fim dar largas à sua ambição de guiar pela Ferrari, ainda por cima numa altura em que é vulgarizado por Daniel Ricciardo.

Isto pode ter algum fundamento, mas todos os rumores, por mais estranhos que sejam, têm o seu fundamento. É como as lendas: todas elas têm um fundo de verdade, e como dizia o editor no final do filme "Quem Matou Liberty Valence", entre a realidade e a lenda, publique-se a lenda. É verdade que a saída de Luca de Montezemolo poderá fazer com que a Ferrari se reestruture e se livre de alguns "inativos", como por exemplo, Kimi Raikkonen. Esta manhã surgiu a noticia de que Jules Bianchi poderá ter o seu futuro indefinido para 2015. Muitos ligaram isso ao futuro próximo da Marussia (que poderá estar para venda), mas também se pode colocar a hipótese de que ele poderá ser promovido na Scuderia, no lugar de um cansado - e não tão motivado - Kimi Raikkonen, que no próximo dia 19 de outubro fará 35 anos.

É certo que Vettel na Ferrari poderá ter sentido, mas não o seu inverso: a Red Bull essencialmente dá aos seus pilotos a chance de brilharem e agora, com a chegada de Daniel Ricciardo na equipa principal, não têm tanta necessidade de ir buscar pilotos a outros lados. Contudo, fazendo um simples exercício, poderemos ver como a remoção de duas peças poderá provocar uma mexida impressionante no quadro da Formula 1. 

Caso Kimi Raikkonen decida abandonar a Formula 1 de vez, em 2015 e fazer outra coisa na vida (voltar aos ralis ou correr na Endurance) a saída dele para colocar Sebastian Vettel teria impacto. Mexeria muita coisa no campo da Red Bull, colocando Daniil Kvyat no seu lugar e fazendo subir algum piloto dos escalões de formação na Toro Rosso, como por exemplo, o Carlos Sainz Jr. Claro, esse é um bom cenário, mas outros poderiam surgir, como por exemplo, Jenson Button não ficar na McLaren. Aí, Alonso esqueceria a Red Bull e ia para Woking, repetindo o que fez em 2007, e Vettel ficar com o lugar dele, enquanto que acontecia os movimentos que referi algumas linhas acima.

E ainda não referi a hipótese de Lewis Hamilton sair da Mercedes, caso não vença o campeonato...

Mas em tempos como estes, os rumores voam e tudo é possível. Mas para ser honesto, não acredito nesta troca. A Red Bull não precisa de pilotos vindos de fora para se mostrar. Já o mostrou com Sebastian Vettel e agora com Daniel Ricciardo. Mas confesso que seria bem interessante ver o australiano a dar uma tareia ao Alonso. Mostraria a todos que têm potencial para ser campeão do mundo, seguindo as pisadas de Jack Brabham e Alan Jones.

2 comentários:

lorenzo disse...

australiano dar paliza a alonso no creo

Reginaldo Nepomuceno disse...

Pelo jeito, só a Williams terá a mesma equipe ano que vem... Vai ser interessante ver um novo efeito dominó, para tornar as coisas mais equilibradas.