A noticia de que a partir de agora, iria haver uma restrição nas comunicações entre os pilotos e as boxes, no sentido de dificultar a vida aos pilotos, no sentido de serem eles a tomar decisões, causou algumas dúvidas quanto à interpretação esta ordem. E por causa disso, a FIA decidiu elaborar uma lista de itens do qual as equipas e os pilotos devem ou não comunicar entre si. Para além disso, as equipas também foram proíbidas de dar indicações aos seus pilotos pelo muro das boxes, pois poderia se pensar que se não conseguem de uma forma, poderiam conseguir de outra maneira.
O site brasileiro Total Race colocou esta segunda-feira a lista de todos os itens que estão proibidos e permitidos a partir deste fim de semana, no GP de Singapura. E pelos vistos, a lista é enorme e detalhada, qual "Codex" de uma Inquisição por parte da FIA.
Primeiro que tudo, as proibições, via rádio ou mostradas pelas placas:
- Tempo de setor de um competidor, ou dizer que ele está mais veloz ou mais lento.
- Ajuste de unidades de potência e seus sistemas
- Ajustes na caixa de velocidades
- Informações sobre os níveis das baterias ou afinações em termos de performance
- Informações sobre fluxo de combustível (a não ser que seja pedido pela direção de prova)
- Informações sobre consumo e economia de combustível.
- Informações sobre pressão de pneus ou temperaturas (contudo, só será banido a partir do GP do Japão)
- Informações de acerto do diferencial
- Mapas relacionados à posição da embreagem, para a corrida e prargens nas boxes.
- Informação sobre mapa de embreagens ou acertos
- Burn-outs antes das largadas
- Informação sobre equilíbrio dos travões (mais para a frente ou mais para a traseira)
- Aviso sobre uso dos travões ou temperaturas (só a partir do GP do Japão)
- Seleção de acertos (a não ser por causa de um problema no carro claramente identificado)
- Responder uma pergunta direta de um piloto, por exemplo: “Estou usando o torque certo agora?”
- Qualquer mensagem que aparente ser codificada
- Resposta de que a mensagem de um piloto foi recebida
- Detalhes de tempo de volta ou setor
- Distâncias para um competidor durante treinos livres e corrida.
- “Push now”, “you will be racing Hamilton”, por exemplo
- Ajuda com luzes de aviso durante treinos livres ou corrida
- Dar as distâncias entre os carros na classificação para posicionar melhor o carro para uma boa volta
- Aviso de que o pneu estourou
- Escolha de pneu no próxima paragem de pneus
- Número de voltas que um competidor fez com um jogo de pneus
- Tipo de pneu no competidor
- Indicação de um problema potencial no carro do competidor durante a corrida
- Informação sobre a estratégia do adversário
- Bandeiras amarelas, azuis, Safety Car e outras
- Janela de Safety Car
- Erros cometidos pro outros pilotos: passar em frente na chicane, sair da pista, etc.
- Notificação de que o DRS está ativo ou não
- Como lidar com uma falha no DRS
- Mudança do ângulo da asa dianteira no próxima paragem para troca de pneus
- Transferência de óleo
- Pista molhada, com óleo ou detritos
- Quando entrar nas boxes
- Lembretes sobre linhas brancas, cones, necessidade de ir para a pesagem quando sair da boxe
- Recomendações sobre limites da pista
- Mensagens da direção de prova
- Informações sobre carro danificado
- Número de voltas que faltam
- Instruções para troca de equipa
- Informações para testes durante os treinos livres
- Informações do tempo
- Chamar o carro para as boxes no sentido de abandonar.
Mais uma vez, a ideia fiscalizadora poderá servir para dificultar as coisas aos pilotos, mas provavelmente os engenheiros, quais figuras espertas e imaginativas, poderão tentar algo para contornar todas estas proibições. Pois existirá sempre uma maneira de os contornar.
Mais uma vez, a ideia fiscalizadora poderá servir para dificultar as coisas aos pilotos, mas provavelmente os engenheiros, quais figuras espertas e imaginativas, poderão tentar algo para contornar todas estas proibições. Pois existirá sempre uma maneira de os contornar.
2 comentários:
é a F1 cada vez mais sem noção...
tudo tá ficando chato demais...
cada hora é uma regra nova...
fazer o quê né...
abs...
Dar receita de bolo pode... Os caras deviam se especializar.
Enviar um comentário