sexta-feira, 27 de outubro de 2023

WRC 2023 - Rali da Europa Central (Dia 2)


Kalle Rovanpera lidera o rali da Europa Central com um avanço de quase 40 segundos sobre Thierry Neuville, no final do segundo dia do Rali da Europa Central, que é disputado em três países: República Checa, Alemanha e Áustria. O piloto finlandês da Toyota tem também um avanço de 47,2 segundos sobre o seu companheiro de equipa, o galês Elfyn Evans. Ott Tanak é o quarto, mas a mais de um minuto e meio de Rovanpera. 

Tudo isto num rali onde Esapekka Lappi e Pierre-Louis Loubet sofreram fortes acidentes no inicio do dia, felizmente sem estragos humanos, mas com os carros totalmente destruídos.

Com seis especiais em terras checas, nomeadamente passagens duplas por Vlachovo Březí, Zvotoky e Šumavské Hoštice, Rowanpera começou ao ataque, ganhando a especial, 1,8 segundos na frente de Lappi e 3,4 sobre Evans. Ogier furou e perdeu 41,9 segundos, caindo para a décima posição, deixando o piloto desolado e fazendo a sua recuperação complicada. Gus Greensmith e Adrien Formaux sofreram furos e atrasaram-se também.

Rovanpera voltou a ganhar na quarta especial, 10,1 segundos sobre Esapekka Lappi e 14,6 sobre Elfyn Evans, onde quem tentou acompanhá-lo, ia no limite. Thierry Neuwille falhou um cruzamento e perdeu tempo, 19,5 segundos atrás de Rovanpera.


No final da manhã, na primeira passagem por Šumavské Hoštice, Rovanpera triunfou de novo, 6,4 segundos sobre Evans, 12 sobre Neuville e 15,4 sobre Tanak. Mas quem sofreu mais foi Esapekka Lappi, que escorregou, bateu forte numa parte do troço, contra umas árvores e acabando na valeta, com danos no seu carro. 

Com o finlandês a conseguir um avanço sólido, na parte da tarde, deixou que os outros brilhassem um pouco, e é por isso que Elfyn Evans foi o melhor na primeira especial da tarde, e sexta do rali, perdendo 1,7 segundos para o piloto galês, enquanto a seguir acabou por reagir ganhando a especial... com oito segundos de avanço sobre Neuville e 9,7 sobre Evans.

"Tive muito cuidado na primeira parte desta especial, porque foi a primeira vez - para mim - que tivemos tanta lama. Agora ficou um pouco mais claro como ir e tentei ir um pouco mais rápido. Espero que tenha feito um bom tempo.", disse Rovanpera, no final da especial.

No final do dia, Neuwille conseguiu a melhor, 1,1 segundos sobre Rovanpera, mas o terceiro, Elfyn Evans, ficou a... 11,1 segundos. 

Depois dos quatro primeiros, Katsuta Takamoto é o quinto, a 2.26,8 minutos, seguido pelo carro do seu companheiro de equipa, Sebastien Ogier, a 2.35,9. Teemu Suninen não anda longe, a 2.39,1, seguido pelo Ford Puma Rally1 de Gregoire Munster, a 2.59,1. A fechar o "top ten" estão o Skoda Fabia Rally2 de Emil Lindholm, a 5.36,0, e o de Erik Cais, a 5.51,2.

O rali da Europa Central prossegue no sábado, com a realização de mais seis especiais, agora em terras alemãs. 

Sem comentários: