segunda-feira, 20 de novembro de 2023

As reclamações dos pilotos sobre Las Vegas


A corrida de Las Vegas apareceu e desapareceu, e apesar dos receios no inicio do final de semana, ela acabou com expectativas altas, melhor que o inicialmente esperado. A critica foi unânime nos elogios da corrida, e também no excesso de "lantejoulas". E os pilotos afirmam que, para ficar no calendário, querem algumas alterações, como os horários e até data do evento.

Charles Leclerc, por exemplo, achou que o horário do treino livre é demasiado tardio. “O que gostaria de ver mudado? Penso que o facto de estarmos a pilotar tão tarde. Percebo a razão, com o público na Europa. Não sei se é esse o objetivo ou porque é que corremos tão tarde, mas senti que estava um pouco no limite. E também no que diz respeito às temperaturas, foi muito, muito complicado; por isso, é definitivamente uma coisa que eu gostaria de mudar para o próximo ano. Por outro lado, como já disse, desde o início do fim de semana que gostei muito. Portanto, não há muito mais a mudar para além do horário”, afirmou o piloto da Ferrari, no final da corrida.

Outros pilotos falam que a aderência do asfalto é algo que deve ser corrigido. Gente como Fernando Alonso e Daniel Ricciardo dão como exemplo a pista da Jeddah, na Arábia Saudita, que tem uma aderência do qual eles gostam muito, e é também uma pista citadina. 

Acho que a superfície é uma coisa que nós, pilotos, não gostamos muito”, disse o piloto da Alpha Tauri. “É difícil, obviamente, é uma pista de rua, são estradas públicas. Eles têm máquinas que poderiam usar para tornar o asfalto um pouco mais abrasivo. Na nossa lista de desejos, gostaríamos de ter um nível de aderência um pouco mais próximo da Arábia Saudita, porque isso é ótimo para um circuito de rua.

Max Verstappen, que andou todo o fim de semana a criticar a corrida da capital do jogo, já estava mais brando, afirmando que o melhor seria mudar os horários, indo na mesma ideia de Leclerc, no final da corrida. E Sérgio Pérez até pediu que trocassem Abu Dhabi por Vegas, como local da última corrida do ano. 

"Mas acho que a outra coisa, que poderia ser revista para o próximo ano, talvez não seja possível, mas seria arranjar melhor forma de viajar para Abu Dhabi, porque neste momento é uma mudança tão grande que, especialmente no final da época, quando toda a gente já está um pouco cansada, acho que é um pouco demais. Por isso, talvez fosse ideal encontrar uma data diferente. Penso que as mudanças de fuso horário de 12 horas e os horários completamente diferentes para as corridas também são… Acho isso um pouco exagerado”, afirmou o neerlandês.

Para mim, penso que foi uma excelente primeira prova, mas mudaria, como diz o Max, a… só de pensar que temos de ir agora para Abu Dhabi, provavelmente a maior distância que temos de percorrer durante todo o ano. Por isso, sim, provavelmente, fazer de Las Vegas a última corrida”, acrescentou o mexicano.

A temporada de Formula 1 encerra no próximo domingo em Abu Dhabi. 

Sem comentários: