terça-feira, 9 de janeiro de 2024

WRC: Rali da Irlanda regressa em 2025


O WRC anunciou esta terça-feira que o rali da Irlanda regressará ao calendário em 2025, depois de 16 anos de ausência. A prova será em asfalto e terá como ponto de partida a cidade de Limerick. 

Na conferência de imprensa de apresentação, que teve lugar em Dublin, o presidente da Motorsport Ireland, Aiden Harper, confirmou que a prova acontecerá nas temporadas de 2025 a 2017, com o Hipódromo de Limerick a receber o parque de assistência, e o investimento custará cerca de 15 milhões de euros.

Foi uma honra para mim e para o júri ver o empenho dos nossos clubes e voluntários nas três regiões, reunindo candidaturas tão fortes para potencialmente acolher o WRC Rally Ireland a partir de 2025. Em Kerry, Limerick e no Sudeste, temos um trio de locais de classe mundial que serão centros ideais para o evento.", começou por afirmar. 

"O anúncio de hoje baseia-se obviamente na obtenção de financiamento governamental e este é um processo que está em andamento. Nossa candidatura está atualmente sob consideração pela alta administração da Unidade de Grandes Eventos Esportivos do Departamento de Turismo, Cultura, Artes, Gaeltacht, Desporto e Mídia. Um acordo de três anos exigirá um investimento de 15 milhões de euros, mas isso renderá um retorno de 300 milhões de euros ao longo desses três anos e beneficiará enormemente as economias locais no Sul Regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudeste.”, concluiu.

O representante da WRC Promoter GmbH afirmou: “A Irlanda é um país incrível e desde a última edição do Rally da Irlanda em 2009, as equipas mundiais têm desejado regressar. Esperamos continuar a trabalhar com o Motorsport Ireland e a FIA para trabalhar nas medidas necessárias. para garantir uma vaga no calendário para a candidatura da Irlanda.


Rali essencialmente em asfalto, ele aconteceu entre 2005 e 2009, com uma ausência em 2008. Em 2007 e 2009, ambos os ralis foram ganhos por Sebastien Loeb, na altura num Citroen C4 WRC. Um facto interessante era que o percurso nesse tempo acontecia em ambos os lados da fronteira, e era financiado por ambos os governos, quer o de Dublin, quer o de Belfast, dando como exemplo de cooperação transfronteiriça. O rali acabou depois da edição de 2009 devido à crise da divida soberana que afetou o país por causa do rebentamento da bolha imobiliária. 

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