terça-feira, 24 de junho de 2025

WRC: Estados Unidos confirmados para 2026, Tenessee é o local escolhido


Se em 2025, o WRC terá mais um rali no calendário, com a chegada do rali da Arábia Saudita, em 2026 chegará o Rali dos Estados Unidos, uma prova que fará o seu regresso depois de quase três décadas de ausência - desde o Rally Olympus, em 1988. Será no Tennesee, na zona de Chattanooga, num rali feito em pisos de terra. A prova, denominada Tennessee Rally USA, terá como objetivo ajudar no desenvolvimento da modalidade naquela parte do mundo. 

Numa conversa com a Autosport portuguesa, Simon Larkin, o diretor de eventos do WRC, foi questionado sobre como atrair os americanos para os ralis. Ele respondeu:

Já sabemos, através de muitas das nossas estatísticas nas redes sociais e dos nossos subscritores da Rally TV, que há muitos fãs dos ralis nos EUA. É verdade que não é assim tão difícil criar isso quando existem 330 milhões de pessoas no país, mas a nossa boa notícia é que pensamos que os ralis como um todo — quer seja a ARA, quer seja o WRC — ao pegar num evento do WRC e ao realizá-lo da forma correta, irá apelar ao mercado americano e aos fãs americanos. E com isso, podemos melhorar todo o desporto ‘rali’ nos EUA, e pensamos que isso pode ajudá-los a melhorar o interesse no seu próprio campeonato nacional”, afirmou.

Para além disso, Larkin falou das influências que gente como Travis PastranaBrandon Semenuk como embaixadores para a divulgação da competição. E até evocou a memória de Ken Block.

Já temos lá pessoas interessantes, como Brandon Semenuk, Travis Pastrana, por exemplo — estes são alguns dos melhores atletas de ação. Infelizmente, também costumávamos ter o Ken (Block)… Temos embaixadores para o nosso desporto. Pensamos que, se conseguirmos ter o evento mais importante, podemos conseguir um forte crescimento.”, referiu.

Questionado sobre a escolha de Chattanooga como local de acolhimento do WRC, ele refere que o local é ideal, ainda por cima irá percorrer, em grande parte, a Cherokee National Forest, que se estende de Chattanooga até Bristol, num cenário natural privilegiado com mais de 900 quilómetros de excelentes troços para a prática de rali, entre trilhos, rios de águas cristalinas, cascatas e uma rica vida selvagem.

As estradas são fantásticas. No local, no Tennessee, temos lá uma nova fábrica da Ford, que está a ser construída. A Toyota e a Hyundai têm fábricas na zona. A Hankook tem uma sede americana e está numa grande área de influência. Fica a duas horas do aeroporto de Atlanta, que é o aeroporto mais movimentado dos EUA, por uma série de razões. E como já disse, os troços são fantásticos.”, concluiu.

O Rally USA 2026 promete ser muito mais do que um simples regresso do WRC aos Estados Unidos: poderá representar o renascimento do rali mundial neste mercado-chave, alavancando o crescimento de novos adeptos e o fortalecimento da American Rally Association.

Sem comentários: