sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

WRC: Hyundai anunciou a sua equipa para 2026


A Hyundai confirmou esta sexta-feira a sua equipa para a temporada de 2026 do WRC. Para além do belga Thierry Neuville e do francês Adrien Formaux, o finlandês Esapekka Lappi, o espanhol Dani Sordo e o neozelandês Hayden Paddon correrão pela marca coreana, privilegiando a experiência. Neuville e Formaux ficarão a tempo inteiro, enquanto os restantes pilotos partilharão o terceiro carro. 

Em termos de distribuição, por agora, começa com Paddon a iniciar a temporada no Rali Monte Carlo, para depois Lappi assumir o carro no segundo evento do ano, o Rali da Suécia, e logo depois, Sordo estreia-se no asfalto do Rali das Ilhas Canárias, em abril.

Andrew Wheatley, diretor desportivo da Hyundai, manifesta-se satisfeito pelo "lineup" escolhido.

Estamos muito satisfeitos por confirmar a nossa formação para a temporada de 2026 do FIA WRC, que verá Thierry e Adrien competir em todas as rondas, com um trio de equipas muito experientes e competitivas a partilhar a nossa terceira inscrição. A entrada de Dani, EP e Hayden permite-nos recorrer às suas qualidades individuais para apoiar as nossas ambições no título de construtores no próximo ano.”, começou por afirmar.

Tínhamos uma decisão difícil a tomar — optar pela experiência e consistência ou apostar numa estrela em ascensão e desenvolvê-la. No entanto, estamos no último ano dos regulamentos técnicos Rally1 e acreditamos que o caminho certo é trazer pilotos com conhecimento do carro e da equipa.”, concluiu.

O interessante são os regressos: Lappi, de 34 anos, correu a tempo inteiro no campeonato finlandês, onde acabou campeão, irá regressar para fazer alguns ralis, porque já afirmou não querer voltar a tempo inteiro, para ter tempo com a família. Sordo, de 42 anos, campeão português de ralis, fará o seu regresso ao WRC depois de um ano de ausência, está acompanhado pelo seu navegador Cándido Carrera

Contudo, a grande novidade é Paddon, de 38 anos, que está afastado do WRC desde 2018, a tempo inteiro, e teve o seu último rali na categoria máxima em 2022, na Nova Zelândia, reforça o projeto após conquistar consecutivamente os títulos europeus de ralis em 2023 e 2024, bem como o campeonato australiano este ano.

Sem comentários: