sexta-feira, 28 de outubro de 2016

WRC 2016 - Rali de Gales (Dia 1)

Sebastien Ogier pode já ser o campeão do mundo, mas isso não implica que continue a ter fome de vitórias. No penúltimo rali do ano, no País de Gales, o piloto da Volkswagen lidera com algum à vontade, 37,2 segundos à frente do estónio Ott Tanak, da Ford, e o único que está abaixo de um minuto de diferença, pois deu mais luta do que a concorrência ao longo desta sexta-feira.   

Depois de Ott Tanak ter feito o melhor tempo do "shakedown", o dia começou com Sebastien Ogier ao ataque, vencendo a primeira especial com 7,6 segundos de vantagem sobre o estónio da Ford, com Hayden Paddon a ser o terceiro, a oito segundos do francês. Tanak reagiu, passando ao ataque na classificativa seguinte, a primeira passagem por Hafren. Ali, ele bateu Ogier por 2,2 segundos e reduziu a sua diferença para 9,9 segundos. 

Os pneus agora estiveram muito bem e poderia ter feito melhor se não tivesse cometido um pequeno erro num dos cruzamentos, mas tudo o resto está bem”, disse o piloto da Ford.

Kris Meeke foi o terceiro e ascendia até à mesma posição na geral, desta vez a 25,8 segundos do líder.

No final da manhã, Tanak continuou ao ataque, vencendo a especial por 2,2 segundos e reduzindo a diferença para 7,7 segundos entre os dois, mostrando que está ali a lutar pela vitória.  “Foi um último km deste quarta especial difícil porque estava muito lamacento, mas de resto estamos a andar bem e estou satisfeito”, afirmou Tanak antes de entrar para a assistência.

Latvala foi o terceiro na especial, a 4,4 segundos do primeiro, e subiu para o terceiro posto da geral, a 32,3 segundos, batendo Meeke.

Na parte da tarde, Ogier atacou e vfez o melhor tempo na quinta especial, conseguindo uma vantagem de 4,8 segundos sobre Jari-Matti Latvala, com Tanak a ser terceiro, a 7,4 segundos. ”Tivemos alguns problemas com a suspensão traseira e estamos com um problema numa roda”, sublinhou o piloto do Ford.

Na segunda passagem por Sweet Lamb, Ogier voltou a vencer, alargando em 1,2 segundos a vantagem para o segundo classificado, Thierry Neuville, em 2,3 sobre Ott Tanak e 2,4 sobre Kris Meeke. E na sétima especial, a segunda passagem por Hafren, deu mais 5,9 segundos a Tanak. ”Esta foi uma etapa muito difícil já que o piso estava bastante escorregadio e por isso estou satisfeito por ter conseguido o melhor tempo”, sublinhou o piloto francês, numa etapa onde Jari Matti Latvala perdeu mais de dois minutos e vinte segundos à custa de um problema de transmissão. “Estou bastante frustrado. Temos um problema de transmissão e não há nada mais que eu possa fazer”, afirmou o finlandês.

Na última classificativa do dia, Neuville levou a melhor, mas Ogier não andou longe, a 0,7 segundos, com Hayden Paddon a 6,7 segundos, no terceiro posto. Tanak foi apenas sétimo, a 14,7 segundos, e Ogier ainda abriu mais a sua vantagem para 37,3 segundos, o único que está a menos de um minuto do piloto francês.

Thierry Neuville, que andou boa parte do dia no quinto posto, subiu para o terceiuro lugar, e está a um minuto e nove segundos do primeiro, mas tem Paddon e Meeke logo atrás, a um minuto e doze segundos. Dani Sordo é o sexto, a dois minutos e sete segundos, com Mads Ostberg a ser o sétimo, a mais de 30 segundos do piloto espanhol, e o último a estar a menos de três minutos de Ogier. Jari-Mati Latvala é o oitavo, a três minutos e 43 segundos, com o regressado Sebastien Lefebvre e Esapekka Lappi a fecharem o "top ten".

O rali de Gales regressa amanhã.

Sem comentários: